Práticas de letramento-teatral: estratégias de diversificação metodológica

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Palavras-chave:

letramento-teatral, letramento, educação

Resumo

Diante da grande necessidade de agregar sentido e valor nas práticas educativas de ensino da língua materna e de letramento nas escolas brasileiras, surgem constantemente estudos que culminam em estratégias viáveis para o dia a dia do professor, entre elas está o Letramento-teatral. O presente artigo intenta refletir sobre as potencialidades pedagógicas do uso do teatro em sala de aula, a fim de beneficiar todos os professores que desejem integrar o teatro como ferramenta para práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa. Todo o texto está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e baseado em reflexões teóricas de autores das mais diversas áreas da educação, como Magda Soares (2003), Ricardo Japiassu (2001) e Viola Spolin (2010). Dessa forma, o trabalho a seguir apresentado pretende retirar o teatro infantil da esfera de meras demonstrações estéticas com o intuito de ressignificar a prática docente atribuindo-se-lhe estratégias diversificadas de abordagem do texto, especialmente o texto teatral.

 

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Biografia do Autor

João Victor de Souza Gomes Neves, Colégio Leonardo Da Vinci, Caetité, Bahia - Brasil

Mestre  em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (PPGELS/UNEB). Membro do NHIPE (Núcleo de História Social e Práticas de Ensino NHIPE/UNEB/CNPq). Professor da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia.

Contribuição de autoria: autor

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

NEVES, J. V. de S. G. Práticas de letramento-teatral: estratégias de diversificação metodológica. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 44–60, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19420. Acesso em: 27 abr. 2024.