Práticas de letramento-teatral: estratégias de diversificação metodológica
Palavras-chave:
letramento-teatral, letramento, educaçãoResumo
Diante da grande necessidade de agregar sentido e valor nas práticas educativas de ensino da língua materna e de letramento nas escolas brasileiras, surgem constantemente estudos que culminam em estratégias viáveis para o dia a dia do professor, entre elas está o Letramento-teatral. O presente artigo intenta refletir sobre as potencialidades pedagógicas do uso do teatro em sala de aula, a fim de beneficiar todos os professores que desejem integrar o teatro como ferramenta para práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa. Todo o texto está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e baseado em reflexões teóricas de autores das mais diversas áreas da educação, como Magda Soares (2003), Ricardo Japiassu (2001) e Viola Spolin (2010). Dessa forma, o trabalho a seguir apresentado pretende retirar o teatro infantil da esfera de meras demonstrações estéticas com o intuito de ressignificar a prática docente atribuindo-se-lhe estratégias diversificadas de abordagem do texto, especialmente o texto teatral.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia de Estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília MEC/Consed/Undime, 2017.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf acesso em 10 de agosto de 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz&Terra, 2014.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Jogos teatrais na escola pública. Revista da Faculdade de Educação. vol.24 n.2 São Paulo July/Dec. 1998. https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200005
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. 1ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2001.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH & MORAN (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em Setembro de 2019.
PALMA, R. C. de B.. Fracasso escolar: novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização: A Questão Dos Métodos. São Paulo: Contexto Ano: 2016.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.
SPOLIN , Viola. Improvisação para o teatro/ Viola Spolin; [tradução e revisão: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Ramos]. São Paulo: Perspectiva, 2010.- (Estudos; 62 /dirigida por J. Guinsburg).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.