A Iniciação à docência e o LAPEDHI

Autores

Palavras-chave:

Programa de Iniciação à Docência, Curso de História do Campus VI, Formação de professoras/es, LAPEDHI

Resumo

Em 2022 completaram-se 11 anos que o curso de História do DCH VI da UNEB teve aprovada sua primeira participação no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Desde 2011 já foram seis subprojetos aprovados. Este relato apresenta alguns fragmentos que ajudam a recompor trajetória da participação do curso de História do DCH VI no Programa e também traz reflexões sobre a concepção formação de professoras/es e do oficio da/do historiadora/or na escola básica e sobre ensino de História presentes nos princípios formativos dos subprojetos, e algumas inferências a partir de produções acadêmicas de autoria das/os bolsistas que ajudaram a construir os propósitos do LAPEDHI.

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Biografia do Autor

Luciana Oliveira Correia, Universidade do Estado da Bahia

Professora do curso de História do DCH VI e do PROFHistória/UNEB. Mestre em Educação pela UFMG (2004) Doutora em Educação pela Universidad de Alcalá (2017). Foi coordenadora dos subprojetos do PIBID de História aprovados nos editais de 2011 e 2012, e do núcleo do PRP de História do edital de 2018.

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Proposta para o Núcleo de Residência Pedagógica de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2018 da Universidade do Estado da Bahia.

Proposta para o Núcleo de Residência Pedagógica de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2022 da Universidade do Estado da Bahia.

Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2011 da Universidade do Estado da Bahia.

Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2012 da Universidade do Estado da Bahia.

Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2013 da Universidade do Estado da Bahia.

Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2018 da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

CORREIA, L. O. A Iniciação à docência e o LAPEDHI. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 189–205, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/16448. Acesso em: 3 maio. 2024.