A Iniciação à docência e o LAPEDHI
Palavras-chave:
Programa de Iniciação à Docência, Curso de História do Campus VI, Formação de professoras/es, LAPEDHIResumo
Em 2022 completaram-se 11 anos que o curso de História do DCH VI da UNEB teve aprovada sua primeira participação no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Desde 2011 já foram seis subprojetos aprovados. Este relato apresenta alguns fragmentos que ajudam a recompor trajetória da participação do curso de História do DCH VI no Programa e também traz reflexões sobre a concepção formação de professoras/es e do oficio da/do historiadora/or na escola básica e sobre ensino de História presentes nos princípios formativos dos subprojetos, e algumas inferências a partir de produções acadêmicas de autoria das/os bolsistas que ajudaram a construir os propósitos do LAPEDHI.
Downloads
Referências
ANPUH. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo programa de residência pedagógica! Não à BNCC! Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/4570-entidades-se-posicionam-contrarias-a-padronizacao-e-controle-impostos-pelo-programa-de-residencia-pedagogica-nao-a-bncc . Acesso em 01 jan.2023.
BAHIA. Edital FAPESB 018/2013. Programa Institucional de apoio a Bolsa de Iniciação Científica (PIBID). 07 de março de 2013. Disponível em: https://pibidweb.uneb.br/index.php/editais-2/ . Acesso: 01 jan. 2023.
BRASIL. Decreto nº 3276. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências, de 06 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3276.htm . Acesso em: 05 fev.2023.
___. Edital CAPES nº 001/2011, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 15 de dezembro de 2010. Disponível em: https://pibidweb.uneb.br/index.php/editais-2/ . Acesso: 01 jan. 2023.
___. Edital CAPES nº 07/2018, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 20 de Abril de 2018. Disponível em: https://pibidweb.uneb.br/index.php/editais-2/ . Acesso: 01 jan. 2023
___. Edital CAPES nº061/2013, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 02 de Agosto de 2013. Disponível em: https://pibidweb.uneb.br/index.php/editais-2/ . Acesso: 01 jan. 2023
___. Edital CAPES/DEB nº 02/2009, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 25 de Setembro de 2009. Disponível em: https://pibidweb.uneb.br/index.php/editais-2/ . Acesso: 01 jan. 2023
___. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei º 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 05 fev.2023.
___. Resolução CNE/CP n. 2. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar. 2002.
___. Resolução CNE/CES n. 13. Estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de História, de 13 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES132002.pdf . Acesso em: 05 fev. 2023.
CARDOSO, Nilson de Sousa e MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima. A trajetória de atuação do FORPIBID-RP: entre inovar a formação e resistir aos ataques. Formação em movimento, Seropédica (RJ), v.1, n.1, p.146-152, jan./jun. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/455/789 . Acesso em: 02 fev.2023.
CORREIA, Luciana Oliveira. O Ensino de História na Educação Básica como Ofício do Historiador: dilemas da formação inicial. In: ENCONTRO REGIONAL ANPUH/MG. 18. ,2012, Mariana Anais[...] Mariana: UFOP, 2015. Disponível em: http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340762223_ARQUIVO_LucianaoliveiraCorreia.Anpuhmg.pdf . Acesso em: 30 dez.2023.
___; GAMA, Alexandra Valéria Flora; AGUIAR, Nadir de Sousa Ledo; CARVALHO, Jumara Carla Azevedo Ramos. Experiência como princípio de formação do historiador: trajetórias do PIBID de História em Caetité. In: REGO, Adriano Eysen; PASSOS, Mirian Barreto de Almeida (Orgs.). Iniciação à docência: diálogos, memórias e experiências do PIBID UNEB. Salvador: Eduneb, 2016. p. 99-113. E-book. Disponível em: https://eduneb.uneb.br/iniciacao-a-docencia-dialogos-memorias-e-experiencias-e-book/ . Acesso em: 10 jun.2019.
COSTA, Glauber Barros Alves. Cartografias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia no Brasil: o desenho da política pública e seus saberes. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas.Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11256/TESE%20PARA%20REPOSITORIO%20VERS%C3%83O%20FINAL%20GLAUBER%20BARROS.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 15 dez.2022.
COUTINHO, Aline Rocha. PIBID: possibilidades de reflexão sobre a formação do docente e historiador no ensino de História. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Departamento de Ciências Humanas/Campus VI. Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2017. 41f.
DA SILVA, Eliene Maria. A iniciação à docência no processo da aprendizagem docente: um estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID / CAPES na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21822/1/ELIENE%20MARIA%20DA%20SILVA.pdf . Acesso em: 01 fev.2023.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática do ensino de História. 11ª Edição, Campinas: Papirus, 2010.
MACIEL, Maria Delourdes. Autoformação docente: limites e possibilidades. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. 55, 2003 Anais[...] Recife: UFPE, 2003. Disponível em: https://docplayer.com.br/108646451-Autoformacao-docente-limites-e-possibilidades-1.html . Acesso: 01 jan.2023.
MIGUEL, Antonieta; NASCIMENTO, João Batista Vicente; NOVAES, João Reis. A formação inicial do professor de História e sua atuação na escola básica: o ofício do historiador na docência. In: DA SILVA, Ana Lúcia Gomes; FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Márcea Andrade. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador: EDUNEB, 2016. p. 179-190.
Proposta para o Núcleo de Residência Pedagógica de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2018 da Universidade do Estado da Bahia.
Proposta para o Núcleo de Residência Pedagógica de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2022 da Universidade do Estado da Bahia.
Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2011 da Universidade do Estado da Bahia.
Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2012 da Universidade do Estado da Bahia.
Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2013 da Universidade do Estado da Bahia.
Subprojeto do PIBID de História do DCH VI apresentado ao MEC em 2018 da Universidade do Estado da Bahia.
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/editais-e-selecoes . Acesso em: 01 jan.2023.
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica . Acesso em: 01 jan.2023
https://pibidweb.uneb.br/index.php/projetos-institucionais/ . Acesso em: 01 de jan. 2023.
https://www.prp.uneb.br/index.php/teses-dissertacoes/ . Acesso em: 01 jan.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.