Construindo um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão
O laboratório de pesquisa e didática da história na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI
Palavras-chave:
Laboratórios, Missões De Pesquisa, Fórum De Pesquisadores, Ensino De HistóriaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da importância dos Laboratórios de Ensino de História no Brasil e de como são peças-chave ao unir as três instâncias acadêmicas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Como estudo de caso, o trabalho apresenta a trajetória do Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI), da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité. Fundado em 2012, esse espaço conta com variadas ações para desenvolvimento e fortalecimento das pesquisas em História da Educação e Ensino de História, através de projetos como as Missões de Pesquisa e o Fórum de Pesquisadores de História da Educação e de Ensino de História. Das ações desenvolvidas, a catalogação de fontes para a Pesquisa, o apoio aos alunos bolsistas de iniciação à docência e iniciação científica, a realização de palestras, eventos e debates, além da organização de livros e catálogos, figuram entre as principais. O objetivo do presente texto é apresentar um pouco da destas trajetórias e seu legado para o LAPEDHI.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leandro Antônio de. Formação docente em laboratórios universitários de ensino de História através da produção de materiais didáticos: a experiência do LEHRB-UFRB. Revista Escritas do Tempo – v. 2, n. 6, out-dez/2020 – p. 118-148. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1252 . Acesso em 14/11/2022.
BONATO, Nailda M. C. Os arquivos escolares como fontes para a história da Educação, In: Revista Brasileira de História da Educação(versão digital). Edição julho/dezembro 2005 nº 10, pp.193-220. Disponível em: http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/issue/view/17 Acesso em 14/11/2022. Acesso em 30/10/2022.
CAVALCANTI, Erinaldo. A História “encastelada” e o ensino “encurralado”: escritos sobre história, ensino e formação docente. Curitiba: CRV, 2021.
CORREIA, Luciana Oliveira. O Ensino de História na Educação Básica como Ofício do Historiador: dilemas da formação inicial. In: Anais [...]. Mariana: 2012. Disponível em: http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340762223_ARQUIVO_LucianaoliveiraCorreia.Anpuhmg.pdf acesso em 14/11/2022. Acesso em 30/10/2022.
MARIN, Marilú Favarin. Relação teoria e prática na formação de professores de história: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980-2010). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
MIGUEL, Antonieta; SANTOS, Vânia Muniz dos (orgs.). História da Educação e Ensino de História: diálogos e possibilidades de pesquisa. Curitiba: CRV, 2018.
SANTOS, Vânia Muniz; MIGUEL, Antonieta. Missões de Pesquisa: inventariando a documentação escolar do sertão baiano, In: Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 158-171, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.