Construindo um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão

O laboratório de pesquisa e didática da história na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI

Autores

Palavras-chave:

Laboratórios, Missões De Pesquisa, Fórum De Pesquisadores, Ensino De História

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da importância dos Laboratórios de Ensino de História no Brasil e de como são peças-chave ao unir as três instâncias acadêmicas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Como estudo de caso, o trabalho apresenta a trajetória do Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI), da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité. Fundado em 2012, esse espaço conta com variadas ações para desenvolvimento e fortalecimento das pesquisas em História da Educação e Ensino de História, através de projetos como as Missões de Pesquisa e o Fórum de Pesquisadores de História da Educação e de Ensino de História. Das ações desenvolvidas, a catalogação de fontes para a Pesquisa, o apoio aos alunos bolsistas de iniciação à docência e iniciação científica, a realização de palestras, eventos e debates, além da organização de livros e catálogos, figuram entre as principais. O objetivo do presente texto é apresentar um pouco da destas trajetórias e seu legado para o LAPEDHI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Muniz dos Santos, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Brasil. Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ALMEIDA, Leandro Antônio de. Formação docente em laboratórios universitários de ensino de História através da produção de materiais didáticos: a experiência do LEHRB-UFRB. Revista Escritas do Tempo – v. 2, n. 6, out-dez/2020 – p. 118-148. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1252 . Acesso em 14/11/2022.

BONATO, Nailda M. C. Os arquivos escolares como fontes para a história da Educação, In: Revista Brasileira de História da Educação(versão digital). Edição julho/dezembro 2005 nº 10, pp.193-220. Disponível em: http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/issue/view/17 Acesso em 14/11/2022. Acesso em 30/10/2022.

CAVALCANTI, Erinaldo. A História “encastelada” e o ensino “encurralado”: escritos sobre história, ensino e formação docente. Curitiba: CRV, 2021.

CORREIA, Luciana Oliveira. O Ensino de História na Educação Básica como Ofício do Historiador: dilemas da formação inicial. In: Anais [...]. Mariana: 2012. Disponível em: http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340762223_ARQUIVO_LucianaoliveiraCorreia.Anpuhmg.pdf acesso em 14/11/2022. Acesso em 30/10/2022.

MARIN, Marilú Favarin. Relação teoria e prática na formação de professores de história: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980-2010). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

MIGUEL, Antonieta; SANTOS, Vânia Muniz dos (orgs.). História da Educação e Ensino de História: diálogos e possibilidades de pesquisa. Curitiba: CRV, 2018.

SANTOS, Vânia Muniz; MIGUEL, Antonieta. Missões de Pesquisa: inventariando a documentação escolar do sertão baiano, In: Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 158-171, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTOS, V. M. dos. Construindo um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão: O laboratório de pesquisa e didática da história na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 206–221, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/15866. Acesso em: 19 nov. 2024.