A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE

Auteurs-es

  • Cristine Roberta Piassetta Xavier Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Joana Paulin Romanowski Universidade de São Paulo (USP).

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122

Mots-clés :

Ensino de música, Ensino de arte, Articulação entre música e ensino de arte, Projeto de extensão de música, Artes integradas

Résumé

Este artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadas

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Publié-e

2019-11-12

Comment citer

XAVIER, C. R. P.; ROMANOWSKI, J. P. A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 111–122, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569. Acesso em: 24 nov. 2024.