PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade

Autores

  • Dalva de Araújo Menezes Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação quilombola, Diretrizes para educação quilombola, Educação e diversidade

Resumo

Este artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva de Araújo Menezes, Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora da Faculdade de Ensino Superior
de Parnaíba (FAESPA

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos (PUC-PR).

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná (PUC-PR). Professora do Centro Universitário UNINTER. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: Dimensões
e Processos (PUC-PR). 

Referências

ALMEIDA, Nizan Pereira. A construção da invisibilidade e da exclusão da população negra nas práticas e políticas educacionais no Brasil. 2014. 152f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2709>. Acesso em: 18 dezembro 2016.

AZEVEDO, Ana D’Arc Martins de. Tensões na construção das identidades quilombolas: a percepção de professores de escolas do quilombo de Jambuaçu Moju (PA). 2011. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2010.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003a. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 20 mar. 2017.

______. Câmara dos Deputados. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF, 2003b. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2003/decreto-4887-20-novembro-2003-497664-norma-pe.html>. Acesso em: 17 dez. 2016.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2010.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. 35. ed. Brasília, DF: Câmara os Deputados, 2012a.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 08, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 nov. 2012. Sessão 1, p. 26. Brasília, DF, 2012b.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 16, de 05 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília, DF, 2012c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11091-pceb016-12&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 dez. 2016.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2013.

CANDAU, Vera Maria. Relatório da pesquisa universidade, diversidade cultural e formação de professores. Rio de Janeiro: Departamento de Educação da PUC-RIO, 2003.

CANDAU, Vera Maria; KOFF, Adélia Maria Nehme Simão. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 27, n. 95, p. 471-493, ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 dez. 2016.

CASTANHO, Maria Eugênia. Os objetivos da educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 25. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 53-64.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 67-84, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 mar. 2017.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE. Documento final. Brasília, DF: MEC/SEA, 2010.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: PFAFF, Nicolle; WELLER, Wivian (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 29-38.

GOHN, Maria da Gloria M. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.

GOIRAND, Camille. Movimentos sociais na América Latina: elementos para uma abordagem comparada. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 323-354, jul./dez. 2009.

GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 120, p. 687-693, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 mar. 2017.

______. Diversidade e afrodescendência: mediações, interações e (re)conhecimento. Educação em Foco, v. 1, p. 277-280, 2015.

GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 120, p. 687-693, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 mar. 2017.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educação em Revista, Curitiba, n. 47, p. 19-33, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2017.

LIMA, Sandra Helena Ataíde de. Educação e comunidades quilombolas de Laranjituba e África, município de Moju/PA: relação da EJA com costumes e tradições de base africana. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2012.

LOPES, Antônia Osima. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Coord.). Repensando a didática. 29. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 55-64.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A relação teoria e prática na formação do professor universitário: princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n. 10, p. 131­142, set./dez. 2003.

______. Didática e as contradições da prática. 3. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

MENEZES, Dalva de Araújo. Professores em escolas de comunidades quilombolas: práticas pedagógicas e recomendações legais. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, 2017.

MIRANDA, Marina R. Jucu, jacutia, a gente dá comida pro jacu!: as culturas infantis: contributos na produção da identidade do currículo para educação quilombola. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2013.

PERINI, Janine Alessandra. Vale do Ribeira: uma contribuição das redes virtuais quilombolas para a formação de professores de artes visuais na perspectiva da Lei 10.639/2003. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2012.

PFAFF, Nicolle; WELLER, Wivian (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTANA, Moisés de Melo; LUZ, Itacir Marques da; SILVA, Auxiliadora Maria Martins da. Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educação em Revista, Curitiba, n. 47, p. 97-110, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 fev. 2017.

SANTOS, Glezia Kelly Costa. As comunidades quilombolas do campo em Sergipe e os desafios da formação docente. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, 2011.

SANTOS, Oder José. Fundamentos sociológicos da educação. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2005.

SILVA, Jose Bezerra da. A educação formal afro-quilombola em Alagoas: limites e possibilidades de emancipação humana. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, 2012.

SILVA FILHO, João Bernardo da; LISBOA, Andrezza. Quilombolas: resistência, história e cultura. São Paulo: IBEP, 2012.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (Org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. p. 11-24.

SOUZA, Florentina da Silva; PEREIRA, Leticia Maria da Souza. Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços. Educação em Revista, Curitiba, n. 47, p. 51-65, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

______. Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa. In: ______. (Org.). Lições de Didática. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008a. p. 13-34.

______. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008b. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

WACHOWICZ, Lilian A. O método dialético em didática. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

MENEZES, D. de A.; MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 187–202, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669. Acesso em: 13 nov. 2024.