PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade

Autores

  • Dalva de Araújo Menezes Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação quilombola, Diretrizes para educação quilombola, Educação e diversidade

Resumo

Este artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas.

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Biografia do Autor

Dalva de Araújo Menezes, Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora da Faculdade de Ensino Superior
de Parnaíba (FAESPA

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos (PUC-PR).

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná (PUC-PR). Professora do Centro Universitário UNINTER. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: Dimensões
e Processos (PUC-PR). 

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

MENEZES, D. de A.; MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 187–202, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669. Acesso em: 22 dez. 2024.