APRESENTAÇÃO

Auteurs-es

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7715-0918
  • Maria Olivia Matos Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

Résumé

O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas
instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas.
A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.

Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Olivia Matos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade(UNEB) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Vice- coordenadora do Mestrado Profissional em EJA ( MPEJA_ UNEB/DEDCI). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

Comment citer

MATTA, A. E. R.; OLIVEIRA, M. O. M. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021. Acesso em: 21 nov. 2024.