DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO

metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI

Autores

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7715-0918
  • Francisca de Paula Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Edivaldo Machado Boaventura Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36

Palavras-chave:

Pesquisa de experimentação, Design-Based Research, Metodologia de pesquisa, Design cognitivo

Resumo

Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.

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Biografia do Autor

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutor em Educação a Distância pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/Université Laval, Canadá. Pesquisador do CNPQ. Professor do DMMDC e PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Francisca de Paula Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Educação e Turismo pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do DMMDC e PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Edivaldo Machado Boaventura, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Educação pela PennState University. Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do
Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIFACS.

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Como Citar

MATTA, A. E. R.; SILVA, F. de P. S. da; BOAVENTURA, E. M. DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 23–36, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025. Acesso em: 22 dez. 2024.