DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO

metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI

Autores

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7715-0918
  • Francisca de Paula Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Edivaldo Machado Boaventura Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36

Palavras-chave:

Pesquisa de experimentação, Design-Based Research, Metodologia de pesquisa, Design cognitivo

Resumo

Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutor em Educação a Distância pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/Université Laval, Canadá. Pesquisador do CNPQ. Professor do DMMDC e PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Francisca de Paula Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Educação e Turismo pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do DMMDC e PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Edivaldo Machado Boaventura, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Educação pela PennState University. Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do
Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIFACS.

Referências

AMIEL, T.; REEVES, T. C. Design-Based Research and educational technology: rethinking technology and the research agenda. Educational Technology & Society, Athabasca, v. 11, n. 4, p. 29-40, Oct. 2008.

BARAB, S.; SQUIRE, K. Design-based research: putting a stake in the ground. Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.

BELL, P. On the theoretical breadth of Design-Based Research in Education. Educational Psychologist, Abingdon, v. 39, n. 4, p. 243-253, Oct. 2004.

BITTAR, Marisa. Et al. Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Carlos, SP: EduFScar, 2012.

BROWN, A. L. Design experiments: theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, Madison, v. 2, n. 2, p. 141-178, 1992.

CABALERO, S. Et al. RPG by Moodle. Salvador: Universidade do Estado da Bahia Editora, 2012. Disponível em: <http://www.matta.pro.br/editora_virtual/RPGbyMoodle.pdf>. Acesso em: 29 maio 2014.

COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design research: theoretical and methodological issues. Journal of the Learning Sciences, Madison, v. 13, n. 1, p. 15-42, 2004.

DEWEY, John. The school and society. Chicago: University of Chicago, 1900.

FACEBOOK. Comunidade Metodologia de Desenvolvimento – DBR. Facebook, 2013. Disponível em: <https://pt-pt.facebook.com/pages/Metodologia-de-Desenvolvimento-DBR/354199414685408>. Acesso em: 21 mar. 2014.

FIALHO, J. Metodologias de investigação. WordPress, 2013. Disponível em: <http://eportfoliofialho.wordpress.com/o-processo/>. Acesso em: 21 mar. 2014.

FREITAS, K. Modelagem da antiga muralha de Salvador e seu entorno no século XVI para o ensino de História sob uma perspectiva sociointeracionista. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – SENAI Bahia, Salvador, 2012.

GOMES, M. Modelagem da cidade do Salvador através de abordagem socioconstrutivista – 1551. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – SENAI Bahia, Salvador, 2011.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Tradução Carlos Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GRAMSCI, A. Los intelectuales y la organization de la cultura. Buenos Aires: Nueva Visión, 2009.

GRAVEMEIJER, K.; COBB, P. Design research from a learning design perspective. In VAN DEN AKKER, J, K. Et al (Eds.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-51.

HERRINGTON, J. Et al. Design-based research and doctoral students: guidelines for preparing a dissertation proposal. In: WORLD CONFERENCE ON EDUCATIONAL MULTIMEDIA, HYPERMEDIA AND TELECOMMUNICATIONS (EDMEDIA), 2007. Proceedings... Vancouver: EDMEDIA, 2007.

KELLY, Anthony E. Research as design, Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 3-4, 2003.

LEDESMA, Fernanda. E-research. Pinterest, 2013. Disponível em: <http://www.pinterest.com/fernandaledesma/>. Acesso em: 21 mar. 2014.

MARTINS, M. Marx, Gramsci e o conhecimento. São Paulo: UNISAL, 2008.

MCKENNEY, S.; NIEVEEN, N; VAN DEN AKKER, J, K. Design research from a curriculum perspective. In: VAN DEN AKKER, J, K. Et al (Ed.), Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 77-78.

MCKENNEY, S.; REEVES, T. Conducting educational design research. Abingdon: Routledge, 2012.

MCKENNEY, S.; VAN DEN AKKER, J. Computer-based support for curriculum designers: a case of developmental research. Educational Technology Research & Development, Berlin, v. 53, n. 2, p. 41-66, Mar./Dez. 2005.

MCMILLAN, J.; SCHUMACHER, S. Research in education. Boston: Pearson, 2010.

MOODLE. Comunidade Moodle. Moodle, 2013. Disponível em: <http://moodle.org.br/>. Acesso em: 21 maio 2014.

NEWMAN, D. Opportunities for research on the organizational impact of school computers. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 3, p. 8-13, Abr. 1990.

PEREIRA, Alda. Metodologias de investigação em Educação. Blogspot, 2010. Disponível em: <http://miewebfolio.blogspot.com.br/2010/03/design-based-research-dbr.html>. Acesso em: 21 mar. 2014.

REEVES, T. C. Design research from a technology perspective. In: VAN DEN AKKER, J. K. Et al (Ed.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-66.

REEVES, T. C.; HERRINGTON, J.; OLIVER, R. Design research: a socially responsible approach to instructional technology research in higher education. Journal of Computing in Higher Education, Berlin, v. 16, n. 2, p. 97-116, Set. 2004 /Mar. 2005.

SENADO FEDERAL. Inovação, país constrói pontes entre ciência e indústria. Em Discussão, Brasília, ano 3, n. 12, set. 2012.

SILVA, José. Metodologias de investigação em Educação. WordPress, 2013. Disponível em: <http://mcemuab2012.wordpress.com/>. Acesso em: 21 mar. 2014.

STEVEN JACKSON GAME. GURPS fourth edition. Disponível em: <http://www.sjgames.com/gurps/books/infiniteworlds/>. Acesso em: 24 maio 2014.

SODRÉ, I. A cidadania pluricultural desde a infância com o jogo RPG digital. 2013. Dissertação (Mestrado em em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.

VAN DEN AKKER, J. Principles and methods of development research. In: VAN DEN AKKER, J. Et al (Ed.). Design methodology and developmental research in education and training. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 1-14.

VIDAL, Eudes Mata. Contribuição do jogo RPG By Moodle para a aprendizagem sobre a guerra de Canudos. 2013. 367 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades (PPGEDUC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.

VAN DEN AKKER, J. Et al (Ed.). Design methodology and developmental research in education and training. Norwell: Kluwer Academic Publishers. 1999.

WARNER BROSS. Deangeons and Dreagons online. Warner Bross Entertainment, 2014. Disponível em: <http://www.ddo.com/en>. Acesso em: 24 maio 2014.

WENGER, E. Communities of practice. Cambridge: University Press, 1998.

Como Citar

MATTA, A. E. R.; SILVA, F. de P. S. da; BOAVENTURA, E. M. DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 23–36, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025. Acesso em: 21 nov. 2024.