Museu Virtual Quilombo Cabula: educação dialógica para o turismo de base comunitária

Autores

  • Luciana Conceição Almeida Martins Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
  • Francisca de Paula Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p44-59

Palavras-chave:

Turismo de base comunitária, Socioecocidadania, Educação popular, Museu virtual, História da Bahia

Resumo

Desde 2010, o projeto Turismo de Base Comunitária (TBC) do Cabula e entorno tem realizado ações para desenvolver prática ecossociocidadã em herdeiros de arraiais e quilombos, como aquele destruído pela ação policial em 1807. O objetivo é apresentar a pesquisa aplicada sobre o Museu Virtual do Quilombo Cabula (MVQC), uma aplicação digital de caráter educacional comunitário que auxilia na formação de uma consciência ecossociocidadã, valorizando a autoestima e conscientizando sobre o rico passado e a herança cultural e ambiental do bairro. A comunidade participou dialogando sobre a pesquisa histórica com a universidade, tornando-se investigadora ativa e realizando ciclos de desenvolvimento próprios da abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), adotada pela pesquisa para a construção de design cognitivo do Museu. O resultado do Museu mostrou-se adequado e integrado ao TBC, e se concluiu sobre sua utilidade para auxiliar a desenvolver uma prática ecossociocidadã, necessária ao TBC.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

MARTINS, L. C. A.; SILVA, F. de P. S. da; MATTA, A. E. R. Museu Virtual Quilombo Cabula: educação dialógica para o turismo de base comunitária. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 52, p. 44–59, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p44-59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5295. Acesso em: 22 dez. 2024.