APRESENTAÇÃO

Autores

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7715-0918
  • Maria Olivia Matos Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

Resumo

O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas
instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas.
A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.

Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Olivia Matos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade(UNEB) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Vice- coordenadora do Mestrado Profissional em EJA ( MPEJA_ UNEB/DEDCI). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

Como Citar

MATTA, A. E. R.; OLIVEIRA, M. O. M. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021. Acesso em: 21 nov. 2024.