MÍDIA E EDUCAÇÃO: INTERFACE PROCESSUAL NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Maria Olivia Matos Oliveira Universidade do Estado da Bahia -UNEB
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Universidade do Estado da Bahia -UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p163-172

Palavras-chave:

Mídia, Recepção crítica, Sujeito, Representações sociais

Resumo

O presente artigo trata das relações entre mídia e educação, na interface com as representações sociais, discutindo o papel das mídias na formação da sociedade contemporânea, criticando os impactos sociais da globalização e da tecnologia. O estudo também analisa as mensagens veiculadas e organizadas pelos atores sociais, a partir de critérios cognitivos, afetivos, ideológicos, sociais, históricos e culturais, à luz da teoria das Representações Sociais conceituada como o conhecimento do senso comum e formada em razão do cotidiano do sujeito. Tomando como base teóricos que são referências nas Representações Sociais – Moscovici (1976, 1978); Jodelet (2009); Jovchelovitch (2004); Alves-Mazzotti (1994); Sá (1998) – e da Mídia – Thompson (2007, 2011); McLuhan (2005); Martín-Barbero e Rey (2001); Dizard (2000) –, as autoras aprofundam o debate sobre os limites e as potencialidades dos meios de comunicação de massa, sua capacidade de modelação da opinião pública, resgatando o sujeito que expressa um saber prático de assimilação, aprendizagem e interpretação do
mundo, que é produzido coletivamente na prática social e nas relações interpessoais.
É uma abordagem que se encontra hoje no centro de um debate interdisciplinar, pois tenta nomear e fazer relações entre as construções simbólicas e a realidade social.
Por outro lado, é intenção das autoras, que vêm estudando essa temática, quer nos respectivos grupos de pesquisa, quer nas publicações, deixar sementes que possam germinar, abrindo novos recortes e outras perspectivas de análises da escuta da mídia e de seu saber-fazer, para futuros pesquisadores e acadêmicos.

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Biografia do Autor

Maria Olivia Matos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Professora Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Programa de Pós-Graduação PPGeDUC/UNEB. Vice-Coordena-dora do Mestrado Profissional em EJA/MPEJA. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e conteúdos
Digitais Educacionais.

Maria de Lourdes Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representação Social (GEPPERS) do PPGEduC, na UNEB, que abriga duas linhas de pesquisa: Psicanálise e Educação e Educação e Representação Social. É Coordenadora do Núcleo de Estudos em Representação Social e Afeto na Educação (NEARS). Membro da Associação de Psicanálise da Bahia.

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Como Citar

OLIVEIRA, M. O. M.; ORNELLAS, M. de L. S. MÍDIA E EDUCAÇÃO: INTERFACE PROCESSUAL NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 163–172, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p163-172. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1038. Acesso em: 3 out. 2024.