DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO
metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36Palabras clave:
Pesquisa de experimentação, Design-Based Research, Metodologia de pesquisa, Design cognitivoResumen
Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.
Descargas
Citas
AMIEL, T.; REEVES, T. C. Design-Based Research and educational technology: rethinking technology and the research agenda. Educational Technology & Society, Athabasca, v. 11, n. 4, p. 29-40, Oct. 2008.
BARAB, S.; SQUIRE, K. Design-based research: putting a stake in the ground. Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.
BELL, P. On the theoretical breadth of Design-Based Research in Education. Educational Psychologist, Abingdon, v. 39, n. 4, p. 243-253, Oct. 2004.
BITTAR, Marisa. Et al. Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Carlos, SP: EduFScar, 2012.
BROWN, A. L. Design experiments: theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, Madison, v. 2, n. 2, p. 141-178, 1992.
CABALERO, S. Et al. RPG by Moodle. Salvador: Universidade do Estado da Bahia Editora, 2012. Disponível em: <http://www.matta.pro.br/editora_virtual/RPGbyMoodle.pdf>. Acesso em: 29 maio 2014.
COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design research: theoretical and methodological issues. Journal of the Learning Sciences, Madison, v. 13, n. 1, p. 15-42, 2004.
DEWEY, John. The school and society. Chicago: University of Chicago, 1900.
FACEBOOK. Comunidade Metodologia de Desenvolvimento – DBR. Facebook, 2013. Disponível em: <https://pt-pt.facebook.com/pages/Metodologia-de-Desenvolvimento-DBR/354199414685408>. Acesso em: 21 mar. 2014.
FIALHO, J. Metodologias de investigação. WordPress, 2013. Disponível em: <http://eportfoliofialho.wordpress.com/o-processo/>. Acesso em: 21 mar. 2014.
FREITAS, K. Modelagem da antiga muralha de Salvador e seu entorno no século XVI para o ensino de História sob uma perspectiva sociointeracionista. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – SENAI Bahia, Salvador, 2012.
GOMES, M. Modelagem da cidade do Salvador através de abordagem socioconstrutivista – 1551. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – SENAI Bahia, Salvador, 2011.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Tradução Carlos Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
GRAMSCI, A. Los intelectuales y la organization de la cultura. Buenos Aires: Nueva Visión, 2009.
GRAVEMEIJER, K.; COBB, P. Design research from a learning design perspective. In VAN DEN AKKER, J, K. Et al (Eds.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-51.
HERRINGTON, J. Et al. Design-based research and doctoral students: guidelines for preparing a dissertation proposal. In: WORLD CONFERENCE ON EDUCATIONAL MULTIMEDIA, HYPERMEDIA AND TELECOMMUNICATIONS (EDMEDIA), 2007. Proceedings... Vancouver: EDMEDIA, 2007.
KELLY, Anthony E. Research as design, Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 3-4, 2003.
LEDESMA, Fernanda. E-research. Pinterest, 2013. Disponível em: <http://www.pinterest.com/fernandaledesma/>. Acesso em: 21 mar. 2014.
MARTINS, M. Marx, Gramsci e o conhecimento. São Paulo: UNISAL, 2008.
MCKENNEY, S.; NIEVEEN, N; VAN DEN AKKER, J, K. Design research from a curriculum perspective. In: VAN DEN AKKER, J, K. Et al (Ed.), Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 77-78.
MCKENNEY, S.; REEVES, T. Conducting educational design research. Abingdon: Routledge, 2012.
MCKENNEY, S.; VAN DEN AKKER, J. Computer-based support for curriculum designers: a case of developmental research. Educational Technology Research & Development, Berlin, v. 53, n. 2, p. 41-66, Mar./Dez. 2005.
MCMILLAN, J.; SCHUMACHER, S. Research in education. Boston: Pearson, 2010.
MOODLE. Comunidade Moodle. Moodle, 2013. Disponível em: <http://moodle.org.br/>. Acesso em: 21 maio 2014.
NEWMAN, D. Opportunities for research on the organizational impact of school computers. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 3, p. 8-13, Abr. 1990.
PEREIRA, Alda. Metodologias de investigação em Educação. Blogspot, 2010. Disponível em: <http://miewebfolio.blogspot.com.br/2010/03/design-based-research-dbr.html>. Acesso em: 21 mar. 2014.
REEVES, T. C. Design research from a technology perspective. In: VAN DEN AKKER, J. K. Et al (Ed.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 17-66.
REEVES, T. C.; HERRINGTON, J.; OLIVER, R. Design research: a socially responsible approach to instructional technology research in higher education. Journal of Computing in Higher Education, Berlin, v. 16, n. 2, p. 97-116, Set. 2004 /Mar. 2005.
SENADO FEDERAL. Inovação, país constrói pontes entre ciência e indústria. Em Discussão, Brasília, ano 3, n. 12, set. 2012.
SILVA, José. Metodologias de investigação em Educação. WordPress, 2013. Disponível em: <http://mcemuab2012.wordpress.com/>. Acesso em: 21 mar. 2014.
STEVEN JACKSON GAME. GURPS fourth edition. Disponível em: <http://www.sjgames.com/gurps/books/infiniteworlds/>. Acesso em: 24 maio 2014.
SODRÉ, I. A cidadania pluricultural desde a infância com o jogo RPG digital. 2013. Dissertação (Mestrado em em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.
VAN DEN AKKER, J. Principles and methods of development research. In: VAN DEN AKKER, J. Et al (Ed.). Design methodology and developmental research in education and training. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 1-14.
VIDAL, Eudes Mata. Contribuição do jogo RPG By Moodle para a aprendizagem sobre a guerra de Canudos. 2013. 367 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades (PPGEDUC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.
VAN DEN AKKER, J. Et al (Ed.). Design methodology and developmental research in education and training. Norwell: Kluwer Academic Publishers. 1999.
WARNER BROSS. Deangeons and Dreagons online. Warner Bross Entertainment, 2014. Disponível em: <http://www.ddo.com/en>. Acesso em: 24 maio 2014.
WENGER, E. Communities of practice. Cambridge: University Press, 1998.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017