AS MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Delcele Mascarenhas Queiroz Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlinda Moreira dos Santos Rede Municipal de Ensino de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p71-87

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Educação superior, Ação afirmativa, Mulher negra

Resumo

O artigo apresenta conclusões de pesquisa que indagou sobre as relações de gênero, no contexto da política de ações afirmativas adotada para negros, por universidades brasileiras. A partir de estudo que indicava uma desvantagem das mulheres negras com a implementação dessa política, na UFBA, a pesquisa examinou a participação
de mulheres negras, em cursos de elevado prestígio social naquela Instituição, em dois momentos: 2006 e 2010. Buscou ainda compre-ender o que se passa no cotidiano das mulheres que ali ingressaram. Os resultados indicam que o crescimento da participação de mulheres nesses cursos ocorre desigualmente entre os segmentos raciais. Confirmando o estudo que deu origem à pesquisa, as mulheres pretas,
embora tivessem obtido uma sensível elevação de sua participação, formam o contingente de menor expressividade nos cursos de alto prestígio, mesmo naqueles onde as mulheres tiveram presença predominante, como Odontologia e Psicologia.
Conclui-se que as mulheres pretas ainda se encontram em desvantagem em relação às mulheres pardas, e mais ainda em relação às brancas. Percebe-se também que seu cotidiano torna-se extremamente perverso pela atuação dos marcadores gênero, raça e classe, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o preconceito e a discriminação presentes na sua experiência, particularmente no
ambiente universitário.

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Biografia do Autor

Delcele Mascarenhas Queiroz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora e pesquisadora do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia

Carlinda Moreira dos Santos, Rede Municipal de Ensino de Salvador

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da
Bahia (UNEB). Professora da rede municipal de ensino de Salvador.

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Como Citar

QUEIROZ, D. M.; SANTOS, C. M. dos. AS MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 71–87, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p71-87. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2286. Acesso em: 28 mar. 2024.