CADA SITUAÇÃO COM SEU PROBLEMA: A MATEMÁTICA A PARTIR DE CONTEXTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Anicarlos Ferreira Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Apoliana Linhares Evangelista Universidade do Estado da Bahia
  • Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Leonny George Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação Matemática, Multiplicação, Divisão, Atividade lúdica

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma oficina ofertada no ano de 2014 a alunos do 6º ano Ensino Fundamental de uma escola municipal de Barreiras – BA. A oficina foi ministrada por discentes, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus IX, enquanto bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram trabalhados os conteúdos de multiplicação e divisão, uma vez que percebida a deficiência dos alunos nesses componentes, assim utilizou-se de metodologias diversificadas e diferentes abordagens, com o intuito de possibilitar uma melhor experiência aos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília: MEC / SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, M. T. M; FIORENTINI, D. et al. FIORENTINI, D e NACARATO, A. M. (Org.). O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. In: Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. São Paulo: Musa Editora, 2005.

MARIM, V. e BARBOSA, A. C. I. Jogos Matemáticos: Uma proposta para o ensino das operações elementares. In: OLIVEIRA, C. C. MARIM, V. (Org.). Educação matemática: Contextos e práticas docentes. Campinas. SP: Editora Alínea, 2010.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: Kishimoto, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2011.

POLYA , G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PONTE, P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SOUZA, Ilvanete dos Santos de. et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: <http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>

Downloads

Publicado

2014-11-22

Como Citar

Santos, A. F. ., Evangelista, A. L. ., Oliveira, C. M. de, George, L. ., & Silva, A. J. N. da. (2014). CADA SITUAÇÃO COM SEU PROBLEMA: A MATEMÁTICA A PARTIR DE CONTEXTOS HISTÓRICOS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 23–33. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9804

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>