III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática: Por uma Matemática verdadeiramente lúdica

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação Matemática, Evento

Resumo

             O III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), previsto para acontecer em 2020, foi surpreendido com a notícia de uma Pandemia, a da Covid-19. Em meio a tantas incertezas e buscando atender as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto à necessidade de garantir o distanciamento social, à comissão organizadora decidiu por prorrogar a sua realização para o ano de 2021. Nesse percurso outras decisões foram tomadas; entre elas a de passar a realizá-lo anualmente e, também, de buscar o registro no ISSN (International Standard Serial Number).

            Esperançávamos que logo breve o cenário assustador de mortes acabaria e voltaríamos ao que Silva, Nery e Nogueira (2020) destacaram ser um novo normal. No entanto, não foi isso que aconteceu. Diuturnamente víamos um movimento negacionista que, por ir contra a compra de vacinas, levaram milhares de brasileiro a morte. Esse movimento negacionista, que resultou na ausência de ações mais efetivas por parte do Ministério da Saúde quanto à compra e o início da campanha de vacinação, fez com que o quadro grave de mortes se prolongasse.

            Diante desse cenário que apresentamos anteriormente o distanciamento social se fazia mais que necessário; era um ato de respeito à vida. As escolas e outras instituições de ensino, como as universidades, precisaram repensar a presencialidade. A virtualidade, como destacou Silva (2021), foi alternativa pensada para garantir o distanciamento social, reconhecidamente como uma das principais estratégias para diminuir a curva do contágio. “O movimento de valorização das atividades remotas, ainda segundo o autor, irrompe dessa situação e o caráter da excepcionalidade as apresenta não só como alternativa acessível, mas também possível a todos os estudantes e professores, de forma equânime e em todos os cenários educacionais, o que não é verdade” (SILVA, 2021, p. 60).

            Embora, quando da escrita deste texto estávamos em um decréscimo na curva de mortes e contágio, resultado do avançar da vacinação, quando da decisão da realização do III ELEM o cenário não era tão animador. Mesmo assim decidimos por realizá-lo, só que em formato virtual, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde. Naquele momento fizemos os convites aos palestrantes e montamos uma equipe para cuidar da recepção e avaliação dos trabalhos submetidos.

            O ELEM, desde a sua primeira edição realizada em 2014, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. Nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana (SILVA; SÁ, 2013) e possibilitadora de saberes também necessários a docência (SILVA, 2014a); bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes (SILVA, 2014b; 2017).

            Trata-se de um evento promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus VII, em Senhor do Bonfim, e que tem em sua terceira edição a temática "Por uma Matemática verdadeiramente lúdica". É um evento promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM\CNPq) e vem consolidar a atividade que nas últimas edições refletiu sobre a Universidade e o processo de formação inicial do professor e da professora que ensina Matemática, numa perspectiva lúdica, bem como sobre a ludicidade e o processo de matematizar.

            Essa edição do ELEM aconteceu em um formato 100% virtual e contou com palestras, mesa de discussão e apresentação de trabalhos, nas modalidades Relato de Experiência (RE) e Comunicação Científica (CO). O evento foi gratuito e destinou-se a estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, bem como professores e professoras pesquisadoras da Educação Básica e Ensino Superior.

            Ficamos surpresos com a receptividade da comunidade escolar e acadêmica quanto à realização do evento. Até o momento da escrita deste texto, um pouco anterior à culminância do III ELEM, tínhamos quase 700 participantes inscritos. Esse número de inscrições refletiu no número de trabalhos submetidos ao encontro: foram, no total, 40 submissões de Comunicações Científicas e Relatos de Experiências e destes 30 foram aceitos para apresentação e publicação nos Anais, após serem avaliados por dois pareceristas pelo sistema duplo cego (Double-Blind Review).  

            Os trabalhos aceitos para apresentação nas sessões de discussão de Comunicação e Relato de Experiência e publicação nos Anais do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática são originados de diferentes autores e regiões do país. São experiências de professores e professoras, estudantes das licenciaturas e pós-graduação, que se mobilizam em torno da necessidade de ampliar o olhar acerca da Ludicidade e Educação Matemática, intercruzando pontos e revelando elementos importantes à formação e atuação docente.

            Nesse movimento de ampliar o olhar acerca do conceito e dos elementos que intercruzam a ludicidade e a educação matemática, percebemos, concordando com Muniz (2016) e Leal e d’Avilla (2013), que a ludicidade possui uma variedade de significados, não sendo possível entende-lo enquanto um “termo dicionarizado” (LUCKESI, 2014, p. 13). É necessário, ainda partindo do que nos evidenciam os autores anteriormente referenciados, perceber o lúdico como um conceito dinâmico e em constante transformação; e isso se percebeu ao longo da leitura dos textos que compõe os Anais do III ELEM.

           Agradecemos a todos e todas que fizeram, desde 2014, o Encontro de Ludicidade e Educação Matemática uma realidade. Para essa edição, a de 2021, contamos com a participação de pessoas de diferentes regiões do país. Os palestrantes prof. Dr. Cristiano Alberto Muniz, de Brasília; a profa. Dra. Regina Célia Grando, de Florianópolis; o prof. Me. André Ricardo Lucas Vieira e a profa. Ma. Ilvanete dos Santos de Souza, de Petrolina-PE e Barreiras-BA respectivamente. Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VII da Uneb e monitores do Lepem; estudantes e docentes, inscritos como ouvintes no evento e autores e autoras que submeteram os seus trabalhos. Deixamos aqui registrado, mais uma vez, o nosso muito obrigado por fazerem esse evento realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Referências

LEAL, L. A. B., D’ÁVILA, C. M. A Ludicidade como Princípio Formativo. Interfaces Científicas - Educação. Aracaju, V. 1. N. 2. p. 41 – 52. 2013.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, A. J. N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SILVA, A. J. N. da. Formação Lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f. Diss. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014a.

SILVA, A. J. N. DA. Editorial: em busca de uma formação lúdica. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 1-7, 22 nov. 2014b.

SILVA, A. J. N. DA. Editorial: e que o matematizar seja lúdico. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 1-7, 24 nov. 2017.

SILVA, A. J. N. DA; NERY, ÉRICA S. S.; NOGUEIRA, C. A. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 18 ago. 2020.

SILVA, A. J. N. Professores de matemática em início de carreira e os desafios (im)postos pelo contexto pandêmico: um estudo de caso com professores do semiárido baiano: doi.org/10.29327/217514.7.1-5. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/430. Acesso em: 12 ago. 2021.

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Silva, A. J. N. da. (2021). III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática: Por uma Matemática verdadeiramente lúdica. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202100. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12491

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>