Apresentação de trabalho

SALAS DE APRESENTAÇÃO DO DIA 11 DE OUTUBRO – MANHÃ

SALA 01

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Maria Célia de Lima Batista, Yasmin Gabrielle Barbosa Soares e Maria da Conceição Alves Bezerra

CC

2

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Katlen Flávia Dias de Oliveira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo e Valéria Risuenho Marques

RE

3

MATEMÁTICA E ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE POTENCIALIZA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS

Andressa Nascimento da Silva, Genilda Souza de Cerqueira Dias e Erivelton Nonato de Santana

CC

4

OFICINA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: REFLEXÕES, DESAFIOS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Alice Bispo dos Santos, Veridiane Neri dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos

RE

Coord.

Valéria Risuenho Marques (vrisuenho@ufpa.br)

Monitor

Alice Bispo dos Santos (alicebisposobrinho2020@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:daa2b137cf8642ab9f3aa025be826623@thread.tacv2/1695925076573?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

SALA 02

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

LIVRO PARADIDÁTICO E SUA PRESENÇA NAS EDIÇÕES DO ENEM: ALTERNATIVAS PARA A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ana Paula Perovano, Douglas Ribeiro Guimarães e Beatriz Fernanda Litoldo

CC

2

BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO

Marilena Rebelo Coelho e Nathália da Costa Dias

RE

3

TEM GEOMETRIA? TEM SIM SENHOR! ENTRE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Marcilene Melo e Arthur Gonçalves Machado Júnior

RE

4

O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E O PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sealtiel da Silva Muricy, Veridiane Neri dos Santos, Ana Paula Santos de Araújo e Américo Junior Nunes da Silva

RE

Coord.

Ana Paula Perovano (apperovano@uesb.edu.br)

Monitor

Sealtiel da Silva Muricy (sealtthyel@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:44f828abc21844e9a496ffbc7c392f99@thread.tacv2/1695927320455?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 03

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA

Edilene Regina Dotto Janjar e Cristina Cavalli Bertolucci

RE

2

BINGO MATEMÁTICO COM EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU

Larissa Carvalho Conceição, Marilena Rebelo Coelho, Nathália da Costa Dias e Julia Schaetzle Wrobel

RE

3

BINGO DAS FUNÇÕES

David Malaquias Sales, Jegiane C. Favoreto Mariano, Layza Karen Schaffel Santos e Phillyp de Almeida Brito

RE

4

A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E A  PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO

Sealtiel da Silva Muricy, Wendel Oliveira de Jesus Santos, Jenilton Silva Santos e Américo Junior Nunes da Silva

RE

Coord.

Julia Schaetzle Wrobel (julia.wrobel@ufes.br)

Monitor

Wendel Oliveira de Jesus Santos (wendeloliveira300601@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:698278ce9a6d40e18e1e667981223fcd@thread.tacv2/1695927361044?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 04

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS

Pedro Augusto Lopes Rosa, Chirlene Paulo Roldão, Flaviana da Costa Maués, Patrícia Oliveira Rodrigues e Valéria Risuenho Marques

RE

2

O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DO USO EM TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodrigo Ramos de Souza

RE

3

INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Vanessa Caribé Duarte e Gilberto Lima dos Santos

CC

4

O ENSINO DE NÚMEROS E A REALIZAÇÃO DE OFICINA: LANÇANDO O OLHAR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS

Gessica Oliveira dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos

RE

Coord.

José Vitor Ramos de Lima (vitorraamos091@gmail.com)

Monitor

Gessica Oliveira dos Santos (gessicaoliveira835santos@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:07e0ef43fd7e4a46977494402873c97d@thread.tacv2/1695927406723?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 05

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

“ESSA É A MISTURA DA LITERATURA COM A MATEMÁTICA”: O USO DO LIVRO INFANTIL PARA ABORDAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Luciana Jesus de Souza

RE

2

LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS

Roseli Filomena Werlang e Karin Ritter Jelinek

CC

3

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Thamires Yasmim da Cruz Mota, Pedro Augusto Lopes Rosa e Valéria Risuenho Marques

RE

4

O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A CRIATIVIDADE, O CONCRETO E O ABSTRATO NO CONTEXTO ESCOLAR

Fabiane Passarini Marques Pizaneschi

CC

Coord.

Karin Ritter Jelinek (karinjelinek@furg.br)

Monitor

Alessandra Santiago (alessandrasanttysilva19@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:07b0c53acdb8449d9c3d4449cd00341f@thread.tacv2/1695927429431?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

 

SALAS DE APRESENTAÇÃO DO DIA 11 DE OUTUBRO – TARDE

SALA 06

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

CORRIDA NUMÉRICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCATIVO

Ana Clara da Rocha Rebonato, Luiza Chiabai dos Santos, Nathalia da Costa Dias e Julia Schaetzle Wrobel

RE

2

ENSINO DE GRÁFICOS E PORCENTAGENS A PARTIR DAS ELEIÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO OITAVO ANO

Paula Odani Oliveira e Carolina Zenero de Souza

RE

3

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Maria Nubia dos Santos Tavares, Maria Nayane Mendonça de Jesus e Érica Santana Silveira Nery

CC

4

O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO

Reinaldo Borges da Silva, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos

RE

Coord.

Carolina Zenero de Souza (carolzenero7@gmail.com)

Monitor

Reinaldo Borges da Silva (reinaldoborges609@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:2a81928502d541c78184c73e8ecbd840@thread.tacv2/1695927477569?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 07

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ATRAVESSAMENTOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Rafayana Coelho de Matos e Felipe da Costa Negrão

RE

2

EXPLORANDO FORMAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE UMA OFICINA

José Carlos Pereira Macedo, João Victor Dos Santos Neves, Julia Schaetzle Wrobel  e Nathalia da Costa Dias

RE

3

O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: UMA HISTÓRIA VIRTUAL ALICERÇADA NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO

Ana Luiza Amaral Garcia e Maria Marta da Silva

RE

4

LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA

Caroline Oliveira da Silva e Felipe da Costa Negrão

CC

Coord.

Felipe da Costa Negrão (felipenegrao@ufam.edu.br)

Monitor

Veridiane Neri dos Santos (verinerenascimento@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:3c164692d099433e87c2bed5262eabf3@thread.tacv2/1695927517244?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

 

SALA 08

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO

Rodrigo Magno dos Santos Vale

CC

2

A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Fabiane Passarini Marques Pizaneschi

CC

3

O JOGO FÍSICO E DIGITAL “TRILHA DO RESTO” NA COMPREENSÃO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE SOB A ÓTICA DE LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA

Suelaine dos Santos Montalvão, Dênisson Bispo dos Santos e Érica Santana Silveira Nery

RE

4

POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Fabricio Henrique de Souza Silva

RE

Coord.

Fabiane Passarini Marques Pizaneschi (bibipiza1@gmail.com)

Monitor

Wendel Oliveira de Jesus Santos (wendeloliveira300601@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:6b57454584aa43f5bce67a2c380ccf9b@thread.tacv2/1695927558751?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 09

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rasec Almeida dos Santos, Natália Pedroza, Diego Soares Monteiro da Silva, Leandro da Silva Machado e Jean Felipe de Assis

RE

2

TAPETE NUMÉRICO: UMA OFICINA SOBRE JUROS SIMPLES

Natalia Lepaus Loureiro, Jegiane Carla Favoreto Mariano e Julia Schaetzle Wrobel

RE

3

O PAPEL DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E RACIOCÍNIO LÓGICO DE FORMA DINÂMICA E CRIATIVA

Maria Madalena Menezes Rolleri, Maria Isabel Menezes Rolleri e Guilherme Araújo Soares

CC

4

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PIBID/IFC

Isadora Guimarães, Caio Gomes Guimarães e Neila de Toledo e Toledo

RE

Coord.

Rasec Almeida dos Santos (almeida.rasec@gmail.com)

Monitor

Alice Bispo dos Santos (alicebisposobrinho2020@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:f205fa60ad764cb3a5c93597d33cc77f@thread.tacv2/1695927593212?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D

 

 

 

SALA 10

Ordem

Título

Autores

Modalidade

1

JOGO MATIX: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

José Vitor Ramos de Lima, Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Valéria da Silva Santos e Alan Gustavo Ferreira

CC

2

OFICINAS DO APRENDER: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS

Joceane Santos Dornelles, Tânia Micheline Miorando, João Ygor Cardoso Dias, Adriano Edo Neuenfeldt e Paulo Henrique Vieira de Macedo

RE

3

BINGO DOS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS

Mariana Karoline e Rogerio Ignácio da Silva

RE

4

CRIAÇÃO DE JOGOS COM FRAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Natália Pedroza de Souza, Daniel Cunha da Silva, Diego Soares Monteiro da Silva, Jean Felipe de Assis e Erick Cargnel Borges Barreto

RE

Coord.

José Vitor Ramos de Lima (vitorraamos091@gmail.com)

Monitor

Gessica Oliveira dos Santos (gessicaoliveira835santos@gmail.com)

Link de acesso

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:dc9a7c380eff431da09422a6fdca364a@thread.tacv2/1695927624904?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%223bf7b2fe-ae34-4851-bf0e-9873a9f41297%22%7D