Apresentação de trabalho
SALAS DE APRESENTAÇÃO DO DIA 11 DE OUTUBRO – MANHÃ
SALA 01 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Célia de Lima Batista, Yasmin Gabrielle Barbosa Soares e Maria da Conceição Alves Bezerra |
CC |
2 |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR |
Katlen Flávia Dias de Oliveira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo e Valéria Risuenho Marques |
RE |
3 |
MATEMÁTICA E ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE POTENCIALIZA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS |
Andressa Nascimento da Silva, Genilda Souza de Cerqueira Dias e Erivelton Nonato de Santana |
CC |
4 |
OFICINA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: REFLEXÕES, DESAFIOS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE |
Alice Bispo dos Santos, Veridiane Neri dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos |
RE |
Coord. |
Valéria Risuenho Marques (vrisuenho@ufpa.br) |
||
Monitor |
Alice Bispo dos Santos (alicebisposobrinho2020@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 02 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
LIVRO PARADIDÁTICO E SUA PRESENÇA NAS EDIÇÕES DO ENEM: ALTERNATIVAS PARA A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Ana Paula Perovano, Douglas Ribeiro Guimarães e Beatriz Fernanda Litoldo |
CC |
2 |
BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO |
Marilena Rebelo Coelho e Nathália da Costa Dias |
RE |
3 |
TEM GEOMETRIA? TEM SIM SENHOR! ENTRE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Maria Marcilene Melo e Arthur Gonçalves Machado Júnior |
RE |
4 |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E O PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Sealtiel da Silva Muricy, Veridiane Neri dos Santos, Ana Paula Santos de Araújo e Américo Junior Nunes da Silva |
RE |
Coord. |
Ana Paula Perovano (apperovano@uesb.edu.br) |
||
Monitor |
Sealtiel da Silva Muricy (sealtthyel@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 03 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA |
Edilene Regina Dotto Janjar e Cristina Cavalli Bertolucci |
RE |
2 |
BINGO MATEMÁTICO COM EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU |
Larissa Carvalho Conceição, Marilena Rebelo Coelho, Nathália da Costa Dias e Julia Schaetzle Wrobel |
RE |
3 |
BINGO DAS FUNÇÕES |
David Malaquias Sales, Jegiane C. Favoreto Mariano, Layza Karen Schaffel Santos e Phillyp de Almeida Brito |
RE |
4 |
A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO |
Sealtiel da Silva Muricy, Wendel Oliveira de Jesus Santos, Jenilton Silva Santos e Américo Junior Nunes da Silva |
RE |
Coord. |
Julia Schaetzle Wrobel (julia.wrobel@ufes.br) |
||
Monitor |
Wendel Oliveira de Jesus Santos (wendeloliveira300601@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 04 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS |
Pedro Augusto Lopes Rosa, Chirlene Paulo Roldão, Flaviana da Costa Maués, Patrícia Oliveira Rodrigues e Valéria Risuenho Marques |
RE |
2 |
O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DO USO EM TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rodrigo Ramos de Souza |
RE |
3 |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Vanessa Caribé Duarte e Gilberto Lima dos Santos |
CC |
4 |
O ENSINO DE NÚMEROS E A REALIZAÇÃO DE OFICINA: LANÇANDO O OLHAR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS |
Gessica Oliveira dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos |
RE |
Coord. |
José Vitor Ramos de Lima (vitorraamos091@gmail.com) |
||
Monitor |
Gessica Oliveira dos Santos (gessicaoliveira835santos@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 05 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
“ESSA É A MISTURA DA LITERATURA COM A MATEMÁTICA”: O USO DO LIVRO INFANTIL PARA ABORDAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
Luciana Jesus de Souza |
RE |
2 |
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS |
Roseli Filomena Werlang e Karin Ritter Jelinek |
CC |
3 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Thamires Yasmim da Cruz Mota, Pedro Augusto Lopes Rosa e Valéria Risuenho Marques |
RE |
4 |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A CRIATIVIDADE, O CONCRETO E O ABSTRATO NO CONTEXTO ESCOLAR |
Fabiane Passarini Marques Pizaneschi |
CC |
Coord. |
Karin Ritter Jelinek (karinjelinek@furg.br) |
||
Monitor |
Alessandra Santiago (alessandrasanttysilva19@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALAS DE APRESENTAÇÃO DO DIA 11 DE OUTUBRO – TARDE
SALA 06 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
CORRIDA NUMÉRICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCATIVO |
Ana Clara da Rocha Rebonato, Luiza Chiabai dos Santos, Nathalia da Costa Dias e Julia Schaetzle Wrobel |
RE |
2 |
ENSINO DE GRÁFICOS E PORCENTAGENS A PARTIR DAS ELEIÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO OITAVO ANO |
Paula Odani Oliveira e Carolina Zenero de Souza |
RE |
3 |
JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
Maria Nubia dos Santos Tavares, Maria Nayane Mendonça de Jesus e Érica Santana Silveira Nery |
CC |
4 |
O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO |
Reinaldo Borges da Silva, Américo Junior Nunes da Silva e Alayde Ferreira dos Santos |
RE |
Coord. |
Carolina Zenero de Souza (carolzenero7@gmail.com) |
||
Monitor |
Reinaldo Borges da Silva (reinaldoborges609@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 07 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ATRAVESSAMENTOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO |
Rafayana Coelho de Matos e Felipe da Costa Negrão |
RE |
2 |
EXPLORANDO FORMAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE UMA OFICINA |
José Carlos Pereira Macedo, João Victor Dos Santos Neves, Julia Schaetzle Wrobel e Nathalia da Costa Dias |
RE |
3 |
O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: UMA HISTÓRIA VIRTUAL ALICERÇADA NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO |
Ana Luiza Amaral Garcia e Maria Marta da Silva |
RE |
4 |
LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA |
Caroline Oliveira da Silva e Felipe da Costa Negrão |
CC |
Coord. |
Felipe da Costa Negrão (felipenegrao@ufam.edu.br) |
||
Monitor |
Veridiane Neri dos Santos (verinerenascimento@gmail.com) |
||
Link de acesso |
|
SALA 08 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO |
Rodrigo Magno dos Santos Vale |
CC |
2 |
A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR |
Fabiane Passarini Marques Pizaneschi |
CC |
3 |
O JOGO FÍSICO E DIGITAL “TRILHA DO RESTO” NA COMPREENSÃO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE SOB A ÓTICA DE LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA |
Suelaine dos Santos Montalvão, Dênisson Bispo dos Santos e Érica Santana Silveira Nery |
RE |
4 |
POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Fabricio Henrique de Souza Silva |
RE |
Coord. |
Fabiane Passarini Marques Pizaneschi (bibipiza1@gmail.com) |
||
Monitor |
Wendel Oliveira de Jesus Santos (wendeloliveira300601@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 09 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rasec Almeida dos Santos, Natália Pedroza, Diego Soares Monteiro da Silva, Leandro da Silva Machado e Jean Felipe de Assis |
RE |
2 |
TAPETE NUMÉRICO: UMA OFICINA SOBRE JUROS SIMPLES |
Natalia Lepaus Loureiro, Jegiane Carla Favoreto Mariano e Julia Schaetzle Wrobel |
RE |
3 |
O PAPEL DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E RACIOCÍNIO LÓGICO DE FORMA DINÂMICA E CRIATIVA |
Maria Madalena Menezes Rolleri, Maria Isabel Menezes Rolleri e Guilherme Araújo Soares |
CC |
4 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PIBID/IFC |
Isadora Guimarães, Caio Gomes Guimarães e Neila de Toledo e Toledo |
RE |
Coord. |
Rasec Almeida dos Santos (almeida.rasec@gmail.com) |
||
Monitor |
Alice Bispo dos Santos (alicebisposobrinho2020@gmail.com) |
||
Link de acesso |
SALA 10 |
|||
Ordem |
Título |
Autores |
Modalidade |
1 |
JOGO MATIX: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
José Vitor Ramos de Lima, Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Valéria da Silva Santos e Alan Gustavo Ferreira |
CC |
2 |
OFICINAS DO APRENDER: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS |
Joceane Santos Dornelles, Tânia Micheline Miorando, João Ygor Cardoso Dias, Adriano Edo Neuenfeldt e Paulo Henrique Vieira de Macedo |
RE |
3 |
BINGO DOS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS |
Mariana Karoline e Rogerio Ignácio da Silva |
RE |
4 |
CRIAÇÃO DE JOGOS COM FRAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
Natália Pedroza de Souza, Daniel Cunha da Silva, Diego Soares Monteiro da Silva, Jean Felipe de Assis e Erick Cargnel Borges Barreto |
RE |
Coord. |
José Vitor Ramos de Lima (vitorraamos091@gmail.com) |
||
Monitor |
Gessica Oliveira dos Santos (gessicaoliveira835santos@gmail.com) |
||
Link de acesso |