Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Elem.

Diretrizes para Autores

Para publicar nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática  é importante que os trabalhos sejam resultados de pesquisa, em andamento ou concluída, (Comunicações Científicas), ou Relatos de Experiência com foco, preferencialmente, no campo da Ludicdade e Educação Matemática.

Comunicações Científicas e/ou Relatos de Experiência inéditos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e precisam necessariamente ter relação com o campo da Ludicidade e Educação Matemática. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo sistema duplo cego (Double-Blind Review).

Em cada artigo poderá haver, no máximo, cinco (5) autores. Em caso de necessitar incluir um número maior de autores no trabalho é preciso apresentar uma justificativa no momento da submissão, em comentários aos editores.  Todos os autores do trabalho devem estar inscritos no evento e realizarem o seu cadastro como "autor" nesta plataforma.  Apenas o autor principal (primeiro autor) submete o texto na plataforma. Todo o processo de avaliação acontecerá por esse ambiente virtual. Importante destacar que o processo de submissão de artigo e o de inscrição no evento são diferentes. O processo de inscrição acontece ao preencher o formulário disponibilizado na aba "Inscrição". A submissão, por sua vez, requer o "Cadastro" nessa plataforma OJS e o envio do trabalho. 

A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, estado, país, e-mail e link para o currículo lattes devem ser cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações gerará arquivamento automático da submissão.

O texto não poderá estar identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação, que será o duplo cego (Double-Blind Review). Quando da submissão as informações do(s) autor(es) serão inseridas na plataforma do evento e não nos textos do artigo/relato submetido. 

Em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, o texto é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado.

Serão aceitos trabalhos com um total de:  entre 10 e 12 laudas, se for uma Comunicação Científica; e entre 08 e 10 laudas, se Relato de Experiência. Importante que esse total já contando resumos, notas de rodapé e referências. Trabalhos que precisem ampliar esse número de laudas precisam ser precedido de uma justificativa aos editores, no momento da submissão, ou no caso de ser uma exigência dos pareceres, sobretudo quando da necessidade de revisões no texto. 

O texto deve ser submetido de acordo com o template do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática. Para baixa-lo clique aqui.

Observem a configuração do texto:

Título em língua portuguesa: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento simples; (no máximo 120 caracteres com espaço)

Título em língua inglesa ou em língua espanhola: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento simples.

Resumo em português (obrigatório), e mais o resumo em inglês ou espanhol. A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve conter os seguintes elementos: Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusões. Palavras-chave: Podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final; Abstract: Segue as mesmas orientações do Resumo, sendo escrito em língua inglesa. Keywords: Seguem as mesmas orientações das Palavras-chave, sendo escritas em língua inglesa. Resumen: Segue as mesmas orientações do Resumo, sendo escrito em língua inglesa. Palavras-clave: Keywords: Seguem as mesmas orientações das Palavras-chave, sendo escritas em língua espanhola.

Os subtítulos devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula. O corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção.

Para as citações (a partir de quatro linhas), utilizar a fonte Times New Roman, espaçamento simples e o tamanho 11.

Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto, devendo escrever o nome completo dos autores e dos tradutores.

As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no rodapé da mesma página em que aparecem devendo assim estar no corpo do texto. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, cinco (5) linhas.

As figuras e imagens constantes na CC e/ou RE devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação.

A formatação do manuscrito, as referências bibliográficas e as menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520. Exemplos: Souza (2020, p. 50); (SOUZA, 2020) e (SOUZA, 2020, p. 37).

Não utilizar travessão (______) e sim repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência.

Outros itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.

 

Apresentação dos trabalhos e publicação nos anais do III ELEM

Os textos que forem aprovados devem ser apresentados em sessão de Comunicação Científica e Relatos de Experiências. As apresentações acontecem por mediação de um/a reponsável que conduzirá as discussões durante o encontro. Cada trabalho terá um total de 10 minutos para a apresentação, sendo disponibilizado um tempo para discussão com o grupo de participantes. Por conta da pandemia do COVID-19 usaremos alguma plataforma virtual para realizar as apresentações. Essa plataforma será publicizada posteriormente e os links disponibilizados nesse site. Apenas um/a dos/as autores/as dos trabalhos pode ficar responsável pela apresentação. Os textos aprovados pelos pareceristas e enviados em sua versão final, no caso de ter sido solicitado alteração, serão publicados nos anais do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática.

Comunicações Científicas

Política padrão de seção

Relatos de Experiências

Política Padrão de Seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.