Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Elem.

Diretrizes para Autores

Para publicar nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática  é importante que os trabalhos sejam resultados de pesquisa, em andamento ou concluída, (Comunicações Científicas), ou Relatos de Experiência com foco, preferencialmente, no campo da Ludicdade e Educação Matemática.

Comunicações Científicas e/ou Relatos de Experiência inéditos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e precisam necessariamente ter relação com o campo da Ludicidade e Educação Matemática. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo sistema duplo cego (Double-Blind Review).

Em cada artigo poderá haver, no máximo, cinco (5) autores. Em caso de necessitar incluir um número maior de autores no trabalho é preciso apresentar uma justificativa no momento da submissão, em comentários aos editores.  Todos os autores do trabalho devem estar inscritos no evento e realizarem o seu cadastro como "autor" nesta plataforma.  Apenas o autor principal (primeiro autor) submete o texto na plataforma. Todo o processo de avaliação acontecerá por esse ambiente virtual. Importante destacar que o processo de submissão de artigo e o de inscrição no evento são diferentes. O processo de inscrição acontece ao preencher o formulário disponibilizado na aba "Inscrição". A submissão, por sua vez, requer o "Cadastro" nessa plataforma OJS e o envio do trabalho. 

A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, estado, país, e-mail e link para o currículo lattes devem ser cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações gerará arquivamento automático da submissão.

O texto não poderá estar identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação, que será o duplo cego (Double-Blind Review). Quando da submissão as informações do(s) autor(es) serão inseridas na plataforma do evento e não nos textos do artigo/relato submetido. 

Em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, o texto é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado.

Serão aceitos trabalhos com um total de:  entre 10 e 12 laudas, se for uma Comunicação Científica; e entre 08 e 10 laudas, se Relato de Experiência. Importante que esse total já contando resumos, notas de rodapé e referências.

O texto deve ser submetido de acordo com o template do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática. Para baixa-lo clique aqui.

Observem a configuração do texto:

Título em língua portuguesa: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento simples; (no máximo 120 caracteres com espaço)

Título em língua inglesa ou em língua espanhola: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento simples.

Resumo em português (obrigatório), e mais o resumo em inglês ou espanhol. A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve conter os seguintes elementos: Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusões. Palavras-chave: Podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final; Abstract: Segue as mesmas orientações do Resumo, sendo escrito em língua inglesa. Keywords: Seguem as mesmas orientações das Palavras-chave, sendo escritas em língua inglesa. Resumen: Segue as mesmas orientações do Resumo, sendo escrito em língua inglesa. Palavras-clave: Keywords: Seguem as mesmas orientações das Palavras-chave, sendo escritas em língua espanhola.

Os subtítulos devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula. O corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção.

Para as citações (a partir de quatro linhas), utilizar a fonte Times New Roman, espaçamento simples e o tamanho 11.

Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto, devendo escrever o nome completo dos autores e dos tradutores.

As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no rodapé da mesma página em que aparecem devendo assim estar no corpo do texto. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, cinco (5) linhas.

As figuras e imagens constantes na CC e/ou RE devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação.

A formatação do manuscrito, as referências bibliográficas e as menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520. Exemplos: Souza (2020, p. 50); (SOUZA, 2020) e (SOUZA, 2020, p. 37).

Não utilizar travessão (______) e sim repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência.

Outros itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.

 

Apresentação dos trabalhos e publicação nos anais do III ELEM

Os textos que forem aprovados devem ser apresentados em sessão de Comunicação Científica e Relatos de Experiências. As apresentações acontecem por mediação de um/a reponsável que conduzirá as discussões durante o encontro. Cada trabalho terá um total de 10 minutos para a apresentação, sendo disponibilizado um tempo para discussão com o grupo de participantes. Por conta da pandemia do COVID-19 usaremos alguma plataforma virtual para realizar as apresentações. Essa plataforma será publicizada posteriormente e os links disponibilizados nesse site. Apenas um/a dos/as autores/as dos trabalhos pode ficar responsável pela apresentação. Os textos aprovados pelos pareceristas e enviados em sua versão final, no caso de ter sido solicitado alteração, serão publicados nos anais do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática.

Comunicações Científicas

Política padrão de seção

Relatos de Experiências

Política Padrão de Seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.