O RESSIGNIFICAR DA CONCEPÇÃO DE LUDICIDADE DURANTE A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDO

AMPLIANDO O OLHAR ACERCA DESSA EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Grupo de Estudos, Ressignificação, LEPEM

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, objetivou analisar as concepções de ludicidade apresentadas por participantes do Grupo de Estudos do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) e perceber como essas se ressignificaram ao longo dos encontros. Participaram desta pesquisa 05 inscritos/as, do público externo, professores/as e futuros/as professores/as que ensinam ou ensinarão Matemática. Para produção de dados foram utilizados dois questionários, a priori e posteriori. As leituras propostas e suas discussões permitiram que os/as participantes conhecessem a ludicidade de forma mais ampla e articulada com os aspectos de suas formações profissionais, construindo novos olhares sobre as subjetividades, importante no movimento de tomar alguma atividade como lúdica para si e enxergar, também, a ludicidade para além de jogos e brincadeiras.  Nessa direção, portanto, destacamos a necessidade de se reconhecer a ludicidade como um aspecto da formação e, também, como parte dos conhecimentos necessários à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Sabrina Santos Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), monitora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) e bolsista de monitoria do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), edital 012/2021.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade da Bahia (UNEB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA).

Referências

GIL, A. C. 2007. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas

GIL, A. C. 2012. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed São Paulo. Atlas

LEAL, L. A. B., D’ÁVILA, C. M. A Ludicidade como Princípio Formativo. Interfaces Científicas - Educação. Aracaju, V. 1. N. 2. p. 41 – 52. 2013.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, A. J. N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.

SILVA, A. J. N. da. Formação Lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f. Diss. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SILVA, A. J. N. da. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In: VIEIRA, AR L; SILVA, AJN. O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi. 2020.

SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. S. de; CRUZ, I. S. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. e202018-e202018, 2020.

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SILVA, A. J. N.; SOUSA, I. S. (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.

SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009. P. 31-42.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Souza, P. S. S., & Silva, A. J. N. da. (2021). O RESSIGNIFICAR DA CONCEPÇÃO DE LUDICIDADE DURANTE A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDO: AMPLIANDO O OLHAR ACERCA DESSA EXPERIÊNCIA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202104. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/11977

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>