O LEPEM E SUAS POTENCIALIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS: A PRODUÇÃO DE CARDS E SEUS DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade. Produção de conteúdo. Virtualidade. Educação Matemática.

Resumo

Este relato busca apresentar a experiência de produzir cards para as redes sociais de um Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, ao longo do primeiro semestre de 2021, entendendo o movimento de produção de material como formativo não só para o público que teve acesso a ele, como também para os responsáveis pela sua criação. Os cards produzidos resultaram de leituras propostas pelo Grupo de Pesquisa vinculado ao laboratório e objetivou aproximar a comunidade das discussões sobre ludicidade. A partir das produções disponibilizadas nas redes sociais, permitimos a comunidade aproximarem-se do que foi discutido e ressignificarem as concepções sobre ludicidade, sobre o jogo, brincadeira, formação lúdica e, também, sobre o movimento de matematizar potencialmente lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão; e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM).

Paloma Sabrina Souza, UNEB

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), monitora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) e bolsista de monitoria do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), edital 012/2021.

Referências

LEAL, L. A. B., D’ÁVILA, C. M. A Ludicidade como Princípio Formativo. Interfaces Científicas - Educação. Aracaju, V. 1. N. 2. p. 41 – 52. 2012.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, A. J. N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.

SILVA, A. J. N. da. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In: VIEIRA, AR L; SILVA, AJN. O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi. 2020.

SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. S. de; CRUZ, I. S. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. e202018-e202018, 2020.

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SILVA, A. J. N.; SOUSA, I. S. (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Silva, A. J. N. da, & Souza, P. S. (2021). O LEPEM E SUAS POTENCIALIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS: A PRODUÇÃO DE CARDS E SEUS DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202118. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12272

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>