EDITORIAL: "EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO LÚDICA"
Palabras clave:
Formação Lúdica, Encontro, Ludicidade, Educação MatemáticaResumen
É notória a barreira que existe entre o aprendizado dos conceitos da Matemática [mas não somente no trabalho com essa ciência] e o mito de que esse componente curricular se caracteriza como difícil e pouco acessível. Às responsabilidades dos educadores soma-se a de desmistificar essa ideia, no sentido de fortalecer a importância dessa ciência no cotidiano, construindo uma aprendizagem com significado para o educando. Concretizar essa meta não é nada fácil, mas ela torna-se possível com o uso de espaços e instrumentos apropriados. As discussões e constituição do saber lúdico como um dos saberes, também, necessários para a formação dos futuros professores, oportuniza (re)significar a prática em busca de estratégias que favoreçam o processo de mediação do conhecimento para atender às necessidades demandadas pelas escolas na contemporaneidade. Nesse sentido, o I Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), apresentará a dimensão lúdica no processo de formação inicial do futuro professor, como elemento importante para a constituição da identidade docente.
Descargas
Citas
CRUZ DE SOUZA, F. L.; SOUZA, S. DA S.; DA SILVA, L. D. C.; ALMEIDA, L. A.; SILVA, A. J. N. DA. A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 9-14, 22 nov. 2014.
PEREIRA, I. DE F.; PORTO NETA, J. DO N.; BARBOSA, J. R.; ALMEIDA, U. ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 16-21, 22 nov. 2014.
SANTOS, A. F.; EVANGELISTA, A. L.; OLIVEIRA, C. M. DE; GEORGE, L.; SILVA, A. J. N. DA. CADA SITUAÇÃO COM SEU PROBLEMA: A MATEMÁTICA A PARTIR DE CONTEXTOS HISTÓRICOS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 23-33, 22 nov. 2014.
SANTOS, H. K. DE B.; RIBEIRO, N. C.; MENEZES, T. A. DE; SILVA, A. J. N. DA. DE OLHO NA FUNÇÃO AFIM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 47-54, 22 nov. 2014.
SILVA, A. J. N. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino.2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de Brasília,Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16611/1/2014_AmericoJuniorNunesdaSilva.pdf. Acesso em: 15 nov. 2014.
SOARES, R. R.; LUIS, K. K. DE O.; SILVA, E. DE B. T. CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO LUDOTECA. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 1, n. 01, p. 35-45, 22 nov. 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.