OFICINA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: REFLEXÕES, DESAFIOS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Parole chiave:
Ensino de Álgebra., Formação lúdica., Educação Matemática.Abstract
Este relato de experiência objetiva relatar e refletir acerca das práticas educativas vivenciadas em uma oficina, ocorrida no primeiro semestre de 2023, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente ao Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Nesse contexto, para a vivência da oficina, utilizamos materiais manipulativos e tivemos como foco o ensino-aprendizagem da Álgebra. Essa atividade parte de um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) e foi financiada pelo Projeto Afirmativa, da Universidade do Estado da Bahia. Partindo das vivências promovidas, notamos que o uso dos materiais manipulativos favorece os processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos algébricos, quando considerados lúdicos pelos envolvidos. Ainda compreendemos que essa vivência foi significativa na construção da identidade profissional, enquanto futuros professores, ao entender o lúdico como mais um dos saberes da docência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DOS SANTOS, Alice Bispo; DA SILVA, Américo Junior Nunes. O ensino de polinômios por meio de materiais manipulativos: vivências em uma oficina pedagógica. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 79, p. 1-15, 2023. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/3368. Acesso em: 20 ago. 2023.
GIL, Katia Henn; FELICETTI, Vera Lucia. Reflexões sobre as dificuldades apresentadas na aprendizagem da álgebra por estudantes da 7ª série. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 19-35, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/4663. Acesso em: 02 set. 2023.
GIL, Katia Henn et al. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.
HOCHMANN, Edília; EVANGELISTA, Celma Ramos. Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática. Revista Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 270-283, 2012. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323/5254. Acesso em: 04 set. 2023.
LIRA, Rafael Clementino. Aspectos socioculturais que acarretam no desinteresse do aluno em estudar a disciplina matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43692/1/LIRA%2c%20Rafael%20Clementino.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168. Acesso em: 03 set. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
PEREIRA, Celia Alves. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. 2015. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21181/2/MD_EDUMTE_II_2014_25.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.
PREDIGER, Juliane; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete Finke. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.univates.com.br/revistas/index.php/destaques/article/view/39. Acesso em: 03 set. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
SILVA, A. J. N da. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo.
VIEIRA, AR L; SILVA, AJN. O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Americo-Silva/publication/348409543_O_futuro_professor_de_matematica_vivencias_que_intercruzam_a_formacao_inicial/links/5ffd8c0145851553a03a60dc/O-futuro-professor-de-matematica-vivencias-que-intercruzam-a-formacao-inicial.pdf#page=36. Acesso em: 25 ago. 2023.
SILVA, A. J. N. DA. A formação inicial de educadores e educadoras matemáticas: possibilidades e desafios. South American journal of basic education, technical and technological, v. 8, p. 677-691, 2021.
SILVA, Juliano da. O ensino da álgebra no ensino fundamental: dificuldades e desafios. 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21981. Acesso em: 03 set. 2023.
URIBE, Eugenia Brunilda Opazo; FARIAS, Gerson dos Santos. Oficinas pedagógicas: uma alternativa metodológica para o ensino de Matemática. VII Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões - Volume 3 - 2021. ISBN 978-65-86901-51-1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook3/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID1528_14102021201315.pdf. Acesso: 04 set. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Alice Bispo dos Santos, Veridiane Neri dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.