PEDAGOGICAL WORKSHOP AND ALGEBRA TEACHING: REFLECTIONS, CHALLENGES AND THE CONSTITUTION OF TEACHING IDENTITY

Authors

Keywords:

Ensino de Álgebra., Formação lúdica., Educação Matemática.

Abstract

This experience report aims to report and reflect on the educational practices experienced in a workshop, which took place in the first half of 2023, with students in the 7th year of Elementary School at a public school belonging to the Piemonte Norte do Itapicuru Identity Territory. In this context, for the experience of the workshop, we used manipulative materials and focused on teaching and learning Algebra. This activity is part of an extension project linked to the Laboratory for Study and Research in Mathematics Education (LEPEM/CNPq) and was financed by the Affirmative Project, from the State University of Bahia. Based on the experiences promoted, we noticed that the use of manipulative materials favors the teaching-learning processes of algebraic content, when considered playful by those involved. We still understand that this experience was significant in the construction of professional identity, as future teachers, by understanding play as another part of teaching knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Alayde Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Alayde Ferreira dos Santos é professora do Departamento de Educação Campus VII - Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021), Mestre em Educação e Pesquisa pela Université du Quebéc à Chicoutimi (2003), Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (1998) e Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pela UNEB (1994). Fez um Curso de Aperfeiçoamento pela UFBA/UNEB (1999). Foi coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em "Matemática Aplicada" e em "Metodologia do Ensino de Matemática", oferecidos pelo Departamento de Educação Campus VII da UNEB. Implantou em 2006 o projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado da Bahia", tendo coordenado onze edições (2006 - 2017) de Feira Baiana de Matemática e duas edições de Feira Nacional de Matemática (2014 e 2016). Coordenadora do Núcleo de Educação Matemática - NEMAT, onde desenvolve atividades relacionadas à Metodologia da Matemática, com minicursos, estudos e pesquisas na área. É facilitadora em cursos de formação continuada de professores da Educação Básica em municípios do estado da Bahia. Desenvolve orientação na área de Educação Matemática, na Graduação em Matemática e na Pós-Graduação. Coordenou o PIBID de Matemática no Campus VII da UNEB. Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - BA (2016 - 2019) exercendo a função de Segunda Secretária. Faz parte da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022 - 2025)

References

DOS SANTOS, Alice Bispo; DA SILVA, Américo Junior Nunes. O ensino de polinômios por meio de materiais manipulativos: vivências em uma oficina pedagógica. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 79, p. 1-15, 2023. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/3368. Acesso em: 20 ago. 2023.

GIL, Katia Henn; FELICETTI, Vera Lucia. Reflexões sobre as dificuldades apresentadas na aprendizagem da álgebra por estudantes da 7ª série. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 19-35, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/4663. Acesso em: 02 set. 2023.

GIL, Katia Henn et al. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.

HOCHMANN, Edília; EVANGELISTA, Celma Ramos. Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática. Revista Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 270-283, 2012. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323/5254. Acesso em: 04 set. 2023.

LIRA, Rafael Clementino. Aspectos socioculturais que acarretam no desinteresse do aluno em estudar a disciplina matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43692/1/LIRA%2c%20Rafael%20Clementino.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168. Acesso em: 03 set. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).

PEREIRA, Celia Alves. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. 2015. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21181/2/MD_EDUMTE_II_2014_25.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.

PREDIGER, Juliane; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete Finke. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.univates.com.br/revistas/index.php/destaques/article/view/39. Acesso em: 03 set. 2023.

SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

SILVA, A. J. N da. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo.

VIEIRA, AR L; SILVA, AJN. O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Americo-Silva/publication/348409543_O_futuro_professor_de_matematica_vivencias_que_intercruzam_a_formacao_inicial/links/5ffd8c0145851553a03a60dc/O-futuro-professor-de-matematica-vivencias-que-intercruzam-a-formacao-inicial.pdf#page=36. Acesso em: 25 ago. 2023.

SILVA, A. J. N. DA. A formação inicial de educadores e educadoras matemáticas: possibilidades e desafios. South American journal of basic education, technical and technological, v. 8, p. 677-691, 2021.

SILVA, Juliano da. O ensino da álgebra no ensino fundamental: dificuldades e desafios. 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21981. Acesso em: 03 set. 2023.

URIBE, Eugenia Brunilda Opazo; FARIAS, Gerson dos Santos. Oficinas pedagógicas: uma alternativa metodológica para o ensino de Matemática. VII Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões - Volume 3 - 2021. ISBN 978-65-86901-51-1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook3/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID1528_14102021201315.pdf. Acesso: 04 set. 2023.

Published

2023-10-05

How to Cite

Bispo dos Santos, A., Neri dos Santos, V., Junior Nunes da Silva, A., & Ferreira dos Santos, A. (2023). PEDAGOGICAL WORKSHOP AND ALGEBRA TEACHING: REFLECTIONS, CHALLENGES AND THE CONSTITUTION OF TEACHING IDENTITY. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202304. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18573