EDITORIAL: "E QUE O MATEMATIZAR SEJA LÚDICO"

Palavras-chave: Matematizar, Ludicidade, Educação Matemática, Formação de Professores, Encontro

Resumo

O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (Elem), desde a sua primeira edição, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. Nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana e possibilitadora de saberes, também, necessários a docência; bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes. Essa segunda edição, portanto, constitui-se enquanto um território propício ao diálogo, à socialização de experiências e ao pensar a universidade e a escola pública enquanto espaços de formação lúdica e constantes aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Referências

SILVA, A. J. N. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017

Publicado
2017-11-24
Métricas
  • Visualizações do Artigo 16
  • HTML downloads: 5
Como Citar
Silva, A. J. N. da. (2017). EDITORIAL: "E QUE O MATEMATIZAR SEJA LÚDICO". Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 1-7. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9817