EDITORIAL: "E QUE O MATEMATIZAR SEJA LÚDICO"
Palabras clave:
Matematizar, Ludicidade, Educação Matemática, Formação de Professores, EncontroResumen
O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (Elem), desde a sua primeira edição, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. Nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana e possibilitadora de saberes, também, necessários a docência; bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes. Essa segunda edição, portanto, constitui-se enquanto um território propício ao diálogo, à socialização de experiências e ao pensar a universidade e a escola pública enquanto espaços de formação lúdica e constantes aprendizagens.
Descargas
Citas
BARBOSA, E. P.; RIBEIRO, L. DAS N.; SANTOS, R. C.; SILVA, A. J. N. DA. REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 69-76, 24 nov. 2017.
BARBOSA, E. P.; LIMA, S. G. DA S. REVIVENDO A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 77-85, 24 nov. 2017.
EVANGELISTA, A. L.; OLIVEIRA, C. M. DE; SOUSA, D. S. DE; SILVA, A. J. N. DA. UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 59-67, 24 nov. 2017.
GEORGE, L.; SILVA, L. D. C. DA; SOUZA, S. DA S.; SILVA, A. J. N. DA. MATEMÁTICA FINANCEIRA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DE JOGOS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 33-48, 24 nov. 2017.
LEITE , D. V. S.; SILVA, F. C. DA; SANTANA, H. DOS S. DE; SOUZA, R. M. DE; PIMENTEL, G. R. SITUAÇÕES PROBLEMA COM AS QUATRO OPERAÇÕES. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 87-93, 24 nov. 2017.
SANTOS, H. K. DE B.; VIEIRA, J. C. DOS S.; RIBEIRO, N. C.; MENEZES, T. A. DE. O LÚDICO COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM . Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 50-57, 24 nov. 2017.
SANTOS , D. C. DOS; FERREIRA, E. M.; MONTEIRO, ÍTALO G.; SILVA, A. J. N. DA. MATEMÁTICA E A MÚSICA: O ESTUDO DAS ONDAS SONORA A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA E FERRAMENTAS MUSICAIS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 20-32, 24 nov. 2017.
SILVA, A. DOS S.; SANTOS, D. C. DOS; SOUZA, D. L.; CRUZ, I. S. DA; LIMA, S. G. A LUDICIDADE NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 8-17, 24 nov. 2017.
SILVA, A. J. N. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília,Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16611/1/2014_AmericoJuniorNunesdaSilva.pdf. Acesso em: 15 nov. 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.