EDITORIAL: "E QUE O MATEMATIZAR SEJA LÚDICO"

Auteurs-es

Mots-clés :

Matematizar, Ludicidade, Educação Matemática, Formação de Professores, Encontro

Résumé

O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (Elem), desde a sua primeira edição, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. Nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana e possibilitadora de saberes, também, necessários a docência; bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes. Essa segunda edição, portanto, constitui-se enquanto um território propício ao diálogo, à socialização de experiências e ao pensar a universidade e a escola pública enquanto espaços de formação lúdica e constantes aprendizagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Références

BARBOSA, E. P.; RIBEIRO, L. DAS N.; SANTOS, R. C.; SILVA, A. J. N. DA. REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 69-76, 24 nov. 2017.

BARBOSA, E. P.; LIMA, S. G. DA S. REVIVENDO A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 77-85, 24 nov. 2017.

EVANGELISTA, A. L.; OLIVEIRA, C. M. DE; SOUSA, D. S. DE; SILVA, A. J. N. DA. UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 59-67, 24 nov. 2017.

GEORGE, L.; SILVA, L. D. C. DA; SOUZA, S. DA S.; SILVA, A. J. N. DA. MATEMÁTICA FINANCEIRA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DE JOGOS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 33-48, 24 nov. 2017.

LEITE , D. V. S.; SILVA, F. C. DA; SANTANA, H. DOS S. DE; SOUZA, R. M. DE; PIMENTEL, G. R. SITUAÇÕES PROBLEMA COM AS QUATRO OPERAÇÕES. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 87-93, 24 nov. 2017.

SANTOS, H. K. DE B.; VIEIRA, J. C. DOS S.; RIBEIRO, N. C.; MENEZES, T. A. DE. O LÚDICO COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM . Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 50-57, 24 nov. 2017.

SANTOS , D. C. DOS; FERREIRA, E. M.; MONTEIRO, ÍTALO G.; SILVA, A. J. N. DA. MATEMÁTICA E A MÚSICA: O ESTUDO DAS ONDAS SONORA A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA E FERRAMENTAS MUSICAIS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 20-32, 24 nov. 2017.

SILVA, A. DOS S.; SANTOS, D. C. DOS; SOUZA, D. L.; CRUZ, I. S. DA; LIMA, S. G. A LUDICIDADE NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. 8-17, 24 nov. 2017.

SILVA, A. J. N. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília,Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16611/1/2014_AmericoJuniorNunesdaSilva.pdf. Acesso em: 15 nov. 2014.

Publié-e

2017-11-24

Comment citer

Silva, A. J. N. da. (2017). EDITORIAL: "E QUE O MATEMATIZAR SEJA LÚDICO". Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 1–7. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9817

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>