EDITORIAL: "EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO LÚDICA"

Palavras-chave: Formação Lúdica, Encontro, Ludicidade, Educação Matemática

Resumo

É notória a barreira que existe entre o aprendizado dos conceitos da Matemática [mas não somente no trabalho com essa ciência] e o mito de que esse componente curricular se caracteriza como difícil e pouco acessível. Às responsabilidades dos educadores soma-se a de desmistificar essa ideia, no sentido de fortalecer a importância dessa ciência no cotidiano, construindo uma aprendizagem com significado para o educando. Concretizar essa meta não é nada fácil, mas ela torna-se possível com o uso de espaços e instrumentos apropriados. As discussões e constituição do saber lúdico como um dos saberes, também, necessários para a formação dos futuros professores, oportuniza (re)significar a prática em busca de estratégias que favoreçam o processo de mediação do conhecimento para atender às necessidades demandadas pelas escolas na contemporaneidade. Nesse sentido, o I Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), apresentará a dimensão lúdica no processo de formação inicial do futuro professor, como elemento importante para a constituição da identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Referências

SILVA, A. J. N. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino.2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de Brasília,Brasília, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16611/1/2014_AmericoJuniorNunesdaSilva.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2014.

Publicado
2014-11-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 11
  • HTML downloads: 2
Como Citar
Silva, A. J. N. da. (2014). EDITORIAL: "EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO LÚDICA&quot;. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 1-7. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9816