POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SEGUNDO A BNCC A PARTIR DOS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Língua Portuguesa, BNCC, Tirinhas, Redes sociais

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa necessita, diante das próprias concepções vigentes, perceber a linguagem como prática social que não se desvincula, portanto, dos sujeitos e de todos os aspectos os circundam, assim como do mundo, no qual eles interagem. A partir dessa premissa, é possível compreender igualmente o discurso como parte dessas práticas sociais que muitas vezes é manifestado nos textos como forma de promover dominação, ou seja, associado a percepções ideológicas de acordo a Análise de Discurso Crítica (ADC). Sendo assim, objetivamos, na presente pesquisa, defender a tese de que tirinhas divulgadas em redes sociais podem auxiliar na desconstrução de discursos que sustentam relações de dominação presentes nas práticas sociais. Alinhado a esse propósito, o percurso metodológico traçado está baseado primeiramente na análise de elementos lexicais e imagéticos presentes em duas tirinhas coletadas de páginas de redes sociais. Em seguida, será proposta uma prática aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), documento que norteia currículos educacionais no país, que favoreça a percepção crítica do educando, no sentido de identificar e desconstruir nos textos as relações assimétricas de poder por meio da contribuição dos estudos críticos do discurso. Por essa razão, serão utilizadas as bases teóricas da Análise de Discurso Crítica através das contribuições de Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (1989, 2001, 2003), Resende e Ramalho (2006) e Thompson (2011) que embasa a noção de ideologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiliane Nogueira Santiago, Docente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - Brasil

Mestra em ensino. Graduada em Letras/Língua Portuguesa. Membro do grupo de estudo Linguagem e Internet (GLINET). 

Vicente de Lima-Neto, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido e o Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (POSENSINO) - Brasil

Doutor em Linguística. Graduado em Letras. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018

CHOULIARAK, L. e N. FAIRCLOUGH. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999

FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. Londres e Nova York: Longman, 1989

______. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2011.

Publicado

04-11-2020

Como Citar

SANTIAGO, L. N.; LIMA-NETO, V. de. POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SEGUNDO A BNCC A PARTIR DOS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p. e7431, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7431. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático