Trajetórias de Professoras Supervisoras de Estágio Supervisionado: olhares de si

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Gabriel Gonzaga Lima
Ulisses Dias da Silva

Resumo

Este artigo analisa as experiências de Professoras Supervisoras de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, com foco nas suas autopercepções sobre o papel que desempenham na formação de futuros professores. A pesquisa baseia-se em entrevistas semiestruturadas e em profundidade com duas professoras que atuam em escolas do Rio de Janeiro. A análise dos dados visou capturar as subjetividades e vivências das entrevistadas, identificando categorias temáticas relacionadas ao estágio na formação docente e à articulação entre teoria e prática. Os resultados evidenciam a importância do estágio supervisionado como espaço de formação integral, ressaltando o papel ativo do Professor Supervisor na mediação entre o conhecimento teórico adquirido na universidade e as práticas pedagógicas concretas da sala de aula. O estudo também revela que a experiência do estágio pode promover uma ressignificação do duo teoria-prática, contribuindo para a construção de uma identidade profissional mais robusta e consciente das demandas do cotidiano escolar. Conclui-se que o Professor Supervisor pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de competências e reflexões pedagógicas que impactam diretamente a qualidade da formação inicial de professores.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, G. G., & Silva, U. D. da. (2024). Trajetórias de Professoras Supervisoras de Estágio Supervisionado: olhares de si . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202422. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21734
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Gabriel Gonzaga Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ). Também é aluno concluinte da Especialização em Aprendizagem em Matemática (pós-graduação lato sensu) pela UERJ. É professor de matemática na rede pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando com turmas do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental, na modalidade regular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Atualmente, sua pesquisa está relacionada ao Estágio Supervisionado na licenciatura em Matemática.

Ulisses Dias da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Atualmente é Diretor da Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022). Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, pesquisando sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, estágio supervisionado, novas tecnologias, ensino de contagem/combinatória e relações de gênero. Também é poeta e escritor.

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