Tabuada nos Anos Iniciais e as Práticas Pedagógicas Pregressas de Professores que Ensinam Matemática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19864

Mots-clés :

Tabuadas, Práticas Pedagógicas Pregressas, Anos Iniciais, Formação continuada online.

Résumé

Neste artigo objetivamos explicitar os aspectos que caracterizaram as Práticas pedagógicas pregressas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental com o uso da tabuada em sala de aula. Realizamos uma contextualização histórica e documental sobre a tabuada no ensino de matemática. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação para descrever, analisar e interpretar as respostas de professores participantes de um curso de extensão online, o qual se constituiu como contexto para a produção dos dados, por meio de dois questionários no Google Forms. Participaram do referido curso de extensão 128 professores que ensinam matemática em 15 estados do Brasil. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), por meio da qual constituímos quatro Unidades de Registro vinculadas a Categoria de Análise denominada: Práticas Pedagógicas Pregressas com a Tabuada. Realizamos um movimento dialógico entre os dados e a literatura pertinente, para proporcionar compreensões do objeto da pesquisa. Como resultados, inferimos que as Práticas Pedagógicas Passadas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais estavam direcionadas para dar continuidade a tradição escolar, a qual envolvia a tabuada oral, a copiação da tabuada, o que caracterizava como sendo uma Educação Opressora. Além disso, por meio das “vozes” de professores, percebemos que a presente Pesquisa-Formação contribuiu com reflexões a respeito da necessidade de rompimento com uma tradição escolar da utilização da tabuada com foco na decoreba e memorização para que os processos de ensinar e aprender as operações aritméticas sejam efetivas e significativas para os alunos.

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Márcio Urel Rodrigues , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. E-mail:marcio.rodrigues@unemat.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8802973146318543. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815

Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Professora da Secretaria de Municipal de Educação e Cultura– SMEC/BB//MT. E-mail:  celia.louzada@unemat.br. . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6646216086898402  ORCID - - https://orcid.org/0009-0004-9323-1293 .

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/MT Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. E-mail: gladysdw@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2473-2957 Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4154014326253864

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila.

Doutora em Educação para as Ciências – Unesp/Bauru/SP. Professora do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza – ILACVN da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. E-mail: maria.kochhann@unila.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9476-5528   Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6272417542155070

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Publié-e

2024-07-03

Comment citer

Rodrigues , M. U., Louzada, C. A. D. F., Wielewski, G. D., & Kochhann, M. E. R. (2024). Tabuada nos Anos Iniciais e as Práticas Pedagógicas Pregressas de Professores que Ensinam Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202411. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19864