Reconfigurando o Estágio Curricular Obrigatório em Matemática para o Contexto de Ensino Remoto Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12146

Palavras-chave:

Pandemia. Estágio. Matemática. Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever o processo de reconfiguração do planejamento de dois componentes de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática para o contexto de ensino remoto emergencial. Para tanto, apoiou-se em um estudo empírico, de abordagem qualitativa, desenvolvido na modalidade descritiva-participativa. Os resultados sugerem que, mesmo diante do contexto pandêmico, é possível o desenvolvimento dos componentes curriculares de estágio supervisionado, mediante uma reconfiguração permanente e contínua do planejamento das atividades desenvolvidas na universidade e na escola. Foi possível ainda perceber que o uso de ferramentas virtuais pode ser um auxiliar no desenvolvimento de atividades no retorno presencial, mas que elas não superam a dinâmica da sala de aula presencial, seja no ensino superior ou na Educação Básica, no que se refere à garantia do tempo de discussões, reflexões, convívio e, principalmente, na organização do trabalho pedagógico.

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Referências

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Araujo, M. de L. H. S., & Grilo, J. de S. P. (2021). Reconfigurando o Estágio Curricular Obrigatório em Matemática para o Contexto de Ensino Remoto Emergencial. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202111. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12146

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática

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