Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática

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DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11965

Mots-clés :

Formação inicial. Ensino de Matemática. Estágio. Covid-19.

Résumé

Tendo em vista os processos formativos de professores em meio ao isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, podemos voltar nossos olhares sobre como ocorre o desenvolvimento do estágio. Assim, o objetivo do artigo é analisar a visão de futuros professores de matemática sobre a vivência no estágio curricular supervisionado no contexto do ensino remoto. Participaram 13 futuros professores de matemática que estavam no terceiro ano do curso, os quais responderam a duas questões sobre o estágio na forma de ensino remoto. A pesquisa é qualitativa e de cunho descritivo, de modo que os dados foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os pontos positivos foram o apoio do professor supervisor para a realização das atividades de estágio e a aprendizagem de tecnologias, de modo que seu uso deve fazer parte do ensino escolar. Os resultados também mostraram que os pontos negativos corresponderam à pouca presença dos alunos nas aulas online, à falta de contato com os alunos e os professores e à falta de acesso direto às plataformas para conduzirem as atividades. Concluímos que o estágio é um eixo formativo que deve ser vivenciado em contato com a realidade escolar e que as tecnologias utilizadas no ensino remoto despertaram o olhar para a necessidade de repensar o uso de outras tecnologias em sala de aula.

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Biographie de l'auteur-e

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Ptofessor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, campus sede em Maringá, Paraná-Brasil. Atuo na Educação Matemática nos seguintes tema: Resolução de problemas no ensino e aprendizagem de Matemática. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos.

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Publié-e

2021-12-07

Comment citer

Proença, M. C. de, Mendes, L. O. R. ., & Oliveira, A. B. de. (2021). Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202108. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11965

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática