Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10303

Palavras-chave:

Materiais Pedagógicos. Surdos. Libras.

Resumo

O presente texto objetiva apresentar os resultados do projeto de iniciação científica, vinculado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, intitulado “Construção de materiais pedagógicos no ensino de matemática para alunos surdos”. Tal projeto objetivou construir materiais pedagógicos que proporcionem uma aprendizagem mais adequada aos surdos no ensino de Matemática. Nossa abordagem é a qualitativa, pois a partir dos materiais construídos, pudemos verificar as aprendizagens dos alunos em relação à matemática. Constatamos que dentro das experiências vivenciadas, evidencia-se que a construção de materiais pedagógicos e a utilização do mesmo deve sempre partir da necessidade do aluno percebida pelo professor, sendo esse material o mediador por auxiliar a percepção visual do surdo, mas não como o único meio de aprendizagem.  

 

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Biografia do Autor

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Professor Adjunto C 601 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM/UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC).

Kelvia Nunes da Silva, UNIFESSPA

Discente do Curso de Pedagogia. Bolsista PIBEX (UNIFESSPA).

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Costa, W. C. L. da, & Silva, K. N. da. (2020). Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202017. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10303