Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis

Contenido principal del artículo

Jefferson Correia da Conceição

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de estudos envolvendo os componentes curriculares Desenho Geométrico e Matemática a partir das atividades docentes num contexto acadêmico em sala de aula com licenciandos em Matemática. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de bibliografias específicas, observações e dos depoimentos dos licenciandos. Os resultados iniciais apresentaram percepções relevantes para efetivação dos estudos, apesar dos licenciandos pesquisados terem evidenciado inicialmente interlocuções limitadas entre as componentes curriculares citadas. Concluiu-se que, mediante os estudos a respeito da aprendizagem Matemática por intermédio do Desenho Geométrico, que é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os licenciandos, entendendo-se tais articulações entre as componentes mencionadas como motivação, ponto de partida, suporte e estímulos para os licenciandos, sobretudo, no que tange ao conhecimento matemático, com uma tessitura mais dinâmica, ativa e prazerosa, mesmo com a necessidade de ajustes e melhorias ao longo do processo, que se entende, como natural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
da Conceição, J. C. (2020). Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202007. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9095
Sección
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia e Faculdade Santíssimo Sacramento

Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO -1996), Especialista em Artes (SEC - IAT - BA - 1998). mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010), curso reconhecido pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena projeto extensionista - Geometria e Artes Visuais: uma possibilidade lúdica para pessoas da terceira idade - UATI - Campus II. Docente Aposentado do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano e Litoral Norte - CETEP/LNAB; Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S; Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II. Áreas de atuação: Artes Visuais, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva, Ludicidade e Educação, Artes e Educação, Artes e Cultura Popular, História da Arte. Atuação Ensino Superior: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção, Pós - graduações. Ensino Médio/Cursos Técnicos - Edificações, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

 

 

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas – SP: Papirus, 1993.

CIFUENTES, José C. Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.46, p.55-72, 2005.

COSTA, E. A. S; Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada. (242 fls); Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

GIL, António Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HELBEL. Ana Paula Tomazini. Matemática e Arte: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor - Produções didático-pedagógicas – Cadernos PDE, 2013.

JORGE, Sonia. Desenho Geométrico: Ideias e imagens. São Paulo, SP: Saraiva, 1998.

MARMO, C.; MARMO, N. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro, RJ: Scipione, 1994.

QUEIROZ, J. C. S., A Geometria e o Desenho Geométrico nas escolas do Brasil do século XX. X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação. Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA, 2010.

RAYMUNDO, M. F. S. M. Construção de conceitos geométricos: investigando a importância do ensino do desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental; (120 fls); Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Vassouras, RJ: Universidade Severino Sombra, 2010.

SILVA, C. I. D. N. Proposta de aprendizagem sobre a importância do desenho geométrico e da geometria descritiva; (102 fls); Dissertação de Mestrado. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2006.

SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991, p. 235.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. (211 fls); Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.