Análisis cuantitativo de los resultados de una encuesta a estudiantes de 6 ° grado frente a la problemática del Campo Multiplicativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.9151

Palabras clave:

Campo multiplicativo; Resolución de problemas; Teoría de los campos conceptuales.

Resumen

El objetivo de este trabajo es presentar un análisis cuantitativo de los datos de una evaluación relacionada con los problemas del Campo Multiplicativo con base en la Teoría del Campo Conceptual de Vergnaud, realizada semestralmente por la Red Municipal de Educación de la Ciudad de São Paulo, con estudiantes de 1 ° a 6 ° año. Escuela primaria. El estudio se centra en el análisis de invariantes operacionales en la resolución de problemas en el Campo Multiplicativo y llamó la atención sobre un aspecto de proporcionalidad, debido a las dificultades de los estudiantes que se relacionan con la Multiplicación Comparada. Entonces, este artículo habla de los conceptos centrales de Vergnaud sobre las estructuras del campo multiplicativo. Utilizamos el enfoque cuantitativo actual, en los estudios de John W. Cresweell. La muestra del estudio consistió en el análisis de protocolos de los 110 estudiantes del 6 ° año, con sus respectivas resoluciones, con base en la cuadrícula indicada en el documento de encuesta de la Pyme de São Paulo, DOS, cuya descripción se hace en el artículo, cuyo aporte el CBT. El trabajo de análisis contó con la participación de profesores supervisores de la Red Docente.

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Biografía del autor/a

Marcos Luiz Ribeiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade de Santo Amaro (2009) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2011), tem experiência de 16 anos como docente no Ensino Fundamental II e Médio na área de Matemática na Rede Pública de São Paulo e mestrando no Programa de Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (2019).

 

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968, 1967), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004). Desde 2005 é professora titular dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Desde 2012 coordena o Programa de Ensinio de Ciências (mestrado e doutorado- Conceito 6 na CAPES). Coordena Também um Projeto Dinter que se iniciou em 2017 com o Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto. 
Coordena ainda o GT1 da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e faz parte do CND - Conselho Nacional Executivo dessa sociedade. Em 2016 foi coordenadora da comissão local para organização do XII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na Universidade Cruzeiro do Sul e em 2019 foi coordenadora do comitê científico do EBRAPEM realizado na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de Educação Matemática, tanto em sua atuação profissional como na pesquisa com ênfase em Formação de Professores,Ensino e Aprendizagem de Matemática, Currículo, Avaliação. 
Nos últimos anos atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na elaboração de Currículo de Matemática (SME) e de materiais curriculares (SME, SEE) e para o INEP/MEC. 
Atuou como assessora no Núcleo Técnico de Currículo da SME de 2017 a 2019 e, nessa época, coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática do Ensino Fundamental e da EJA, em função da BNCC, junto a um GT formado por professores em atuação.Foi leitora crítica do Currículo de Matemática do Ensino Médio da referida Secretaria em 2020. 
Em 2018 passou a ser consultora da UNESCO em um projeto piloto de pesquisa e formação de professores para implementação curricular em parceria com a SME, desenvolvido em 2019, no âmbito do Edital Pro doc que originou vários relatórios de pesquisa.
Atuou em 2018 e 2019 como assessora no Instituto Ayrton Senna e em 2018 na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí para reformulação do currículo da referida cidade. 
Participa de comitês científicos de vários periódicos da área.

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Publicado

2020-09-28

Cómo citar

Ribeiro, M. L., & Curi, E. (2020). Análisis cuantitativo de los resultados de una encuesta a estudiantes de 6 ° grado frente a la problemática del Campo Multiplicativo. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202009. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.9151