Quantitative analysis of the results of a Survey of 6th year students in the face of the problems of the Multiplicative Field

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Marcos Luiz Ribeiro
Edda Curi

Abstract

The objective of this work is to present a quantitative analysis of the data of an evaluation related to the problems of the Multiplicative Field based on Vergnaud's Conceptual Field Theory, carried out every six months by the Municipal Education Network of the City of São Paulo, with students from the 1st to the 6th of Elementary School. The study focuses on the analysis of operational invariants in problem solving in the Multiplicative Field and called attention to an aspect of proportionality, due to the difficulties of students that are related to Comparative Multiplication. So this article talks about Vergnaud's central concepts about the Structures of the Multiplicative Field. We use a quantitative approach present in the studies of John W. Cresweell. The sample of the study consisted in the analysis of protocols of the 110 students of the 6th year, with their solutions, based on the grade attributed in the survey document of the SME of São Paulo, DOS, whose description is made in the article, which has a contribution CBT. The analysis work had the participation of supervising teachers from the Teaching Network.

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How to Cite
Ribeiro, M. L., & Curi, E. (2020). Quantitative analysis of the results of a Survey of 6th year students in the face of the problems of the Multiplicative Field. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202009. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.9151
Section
Artigos - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Marcos Luiz Ribeiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade de Santo Amaro (2009) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2011), tem experiência de 16 anos como docente no Ensino Fundamental II e Médio na área de Matemática na Rede Pública de São Paulo e mestrando no Programa de Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (2019).

 

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968, 1967), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004). Desde 2005 é professora titular dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Desde 2012 coordena o Programa de Ensinio de Ciências (mestrado e doutorado- Conceito 6 na CAPES). Coordena Também um Projeto Dinter que se iniciou em 2017 com o Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto. 
Coordena ainda o GT1 da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e faz parte do CND - Conselho Nacional Executivo dessa sociedade. Em 2016 foi coordenadora da comissão local para organização do XII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na Universidade Cruzeiro do Sul e em 2019 foi coordenadora do comitê científico do EBRAPEM realizado na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de Educação Matemática, tanto em sua atuação profissional como na pesquisa com ênfase em Formação de Professores,Ensino e Aprendizagem de Matemática, Currículo, Avaliação. 
Nos últimos anos atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na elaboração de Currículo de Matemática (SME) e de materiais curriculares (SME, SEE) e para o INEP/MEC. 
Atuou como assessora no Núcleo Técnico de Currículo da SME de 2017 a 2019 e, nessa época, coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática do Ensino Fundamental e da EJA, em função da BNCC, junto a um GT formado por professores em atuação.Foi leitora crítica do Currículo de Matemática do Ensino Médio da referida Secretaria em 2020. 
Em 2018 passou a ser consultora da UNESCO em um projeto piloto de pesquisa e formação de professores para implementação curricular em parceria com a SME, desenvolvido em 2019, no âmbito do Edital Pro doc que originou vários relatórios de pesquisa.
Atuou em 2018 e 2019 como assessora no Instituto Ayrton Senna e em 2018 na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí para reformulação do currículo da referida cidade. 
Participa de comitês científicos de vários periódicos da área.

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