Propuesta para la enseñanza y el aprendizaje de docentes en formación inicial: un curso de matemática básica desarrollado a partir de la Resolución de Problemas

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Tatiane da silva Alves
Késia Caroline Ramires Neves

Resumen

Este artículo presenta los resultados de un curso básico de matemáticas impartido a la comunidad local y académicos en un campus universitario. El objetivo fue analizar si la metodología de Resolución de Problemas permitió un aprendizaje más significativo y desarrolló la práctica docente de los instructores. El curso enfatizó la problematización de las matemáticas en la vida cotidiana, buscando aumentar el interés por la disciplina y profundizar los conocimientos ya adquiridos. Los resultados indicaron un desempeño significativo en la interpretación de preguntas problemáticas, y se desafió a los participantes a pensar y explicar sus ideas. La metodología de Resolución de Problemas permitió interpretar un mismo problema de diferentes maneras, ejerciendo la interpretación y argumentación verbal y/o escrita.

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Cómo citar
Alves, T. da silva, & Neves, K. C. R. (2023). Propuesta para la enseñanza y el aprendizaje de docentes en formación inicial: un curso de matemática básica desarrollado a partir de la Resolución de Problemas. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202314. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17059
Sección
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Tatiane da silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Foi bolsista do subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. É editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram. Atualmente é bolsista da Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD. Faz parte da Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) e da Comissão de Evento do PPGECMat. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas ao Currículo da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática sob orientação da Profª Dra. Adriana Fátima de Souza Miola.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (Universidade Estadual de Maringá - UEM - 2016). Pós-doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - linha de pesquisa em História da Educação Matemática (Universidade Federal de São Paulo - 2019). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM - 2009). Especialista em Educação Matemática (Instituto Paranaense de Ensino - 2006). Licenciada em Matemática (UEM - 2003). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/MS - de set. 2009 a out. 2021) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS - out. 2021 até o presente). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat, desde set. 2021). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (GEPEME-MS, desde 2016), associada ao Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil), associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil). Interesse de pesquisa em: História da Educação Matemática, História da Matemática, História e Sociologia da Educação e Avaliação Educacional.

Citas

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