Proposal for the teaching and learning of teachers in initial training: a basic mathematics course developed from Problem Solving

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Tatiane da silva Alves
Késia Caroline Ramires Neves

Abstract

This paper presents the results of a basic mathematics course given to the local community and academics on a university campus. The objective was to analyse if the Problem Solving methodology enabled a more meaningful learning and developed the teaching practice of the instructors. The course emphasized the problematization of mathematics in everyday life, seeking to increase interest in the discipline and deepen the knowledge already acquired. The results indicated a significant performance in the interpretation of problem questions, with participants being challenged to think and explain their ideas. The Problem Solving methodology made it possible to interpret the same problem in different ways, exercising interpretation and verbal and/or written argumentation.

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How to Cite
Alves, T. da silva, & Neves, K. C. R. (2023). Proposal for the teaching and learning of teachers in initial training: a basic mathematics course developed from Problem Solving. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202314. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17059
Section
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Tatiane da silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Foi bolsista do subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. É editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram. Atualmente é bolsista da Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD. Faz parte da Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) e da Comissão de Evento do PPGECMat. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas ao Currículo da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática sob orientação da Profª Dra. Adriana Fátima de Souza Miola.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (Universidade Estadual de Maringá - UEM - 2016). Pós-doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - linha de pesquisa em História da Educação Matemática (Universidade Federal de São Paulo - 2019). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM - 2009). Especialista em Educação Matemática (Instituto Paranaense de Ensino - 2006). Licenciada em Matemática (UEM - 2003). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/MS - de set. 2009 a out. 2021) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS - out. 2021 até o presente). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat, desde set. 2021). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (GEPEME-MS, desde 2016), associada ao Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil), associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil). Interesse de pesquisa em: História da Educação Matemática, História da Matemática, História e Sociologia da Educação e Avaliação Educacional.

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