Expediente
Contenido principal del artículo
Descargas
Detalles del artículo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
BACCAR, M. H.; NOVAES, A. M.; RANGEL, L.; LANDIM, F. M. P. F.; LEAL, V. M.; REIS, V. P. DA C.; OLIVEIRA, R. M. A. DE. Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202222, 21 dez. 2022.
BALLEJO, C. C.; VIALI, L.; GEA, M. M. Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico: uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202224, 27 dez. 2022.
BARBOSA, N.; RIBEIRO, I. E. C. Experimentação Didática para o Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa Visando a Compreensão dos Racionais: um estudo baseado em uma pesquisa docente. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202202, 25 abr. 2022.
BARBOSA, E. A. A.; LOZADA, C. DE O.; SANTOS , J. DE A. Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares). Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202204, 1 ago. 2022.
BRAGA, E. R.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202215, 6 dez. 2022.
BRITO, M. F. DE; CORREIA, V. C. P. Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria: uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202203, 18 jul. 2022.
BUEHRING, R. S. B.; GRANDO, R. C. Dollar Street nas mãos das crianças: : ler e escrever o mundo com dados multivariados. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202217, 16 dez. 2022.
CARNEIRO, R. DOS S.; CARNEIRO, R. DOS S.; SILVA, K. F. DA. Integrando a Universidade na Escola através da Matemática Básica: uma experiência no ensino à distância. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202207, 27 out. 2022.
CAZORLA , I. M.; MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. Potencialidades do ensino de Estatística como mobilizador de empoderamento e engajamento social . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202220, 21 dez. 2022.
CONTI, K. C.; VILA BÔAS, S. G. A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil: Experiências que dinamizam o currículo. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202219, 19 dez. 2022.
EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202226, 27 dez. 2022.
FIGUEIREDO, A. DE C.; COUTINHO, C. DE Q. E S. Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202218, 19 dez. 2022.
GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. DOS S. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202212, 29 nov. 2022.
LOPES, F. A. O. S.; GUSMÃO, T. C. R. DA S.; FONT, V. As funções das ferramentas de trabalho de um pedreiro: uma análise prática e matemática na perspectiva do Enfoque Ontossemiótico. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202229, 29 dez. 2022.
LIMA, S. DE O.; LIMA, R. F.; SILVA, A. W. J.; GIORDANO, C. C. Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica: : os novos desafios da BNCC. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202209, 28 nov. 2022.
LIRA, F. L. DE; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Curiosidade e Investigação : Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202210, 28 nov. 2022.
MACIEL, D. B. DE M.; GUIMARÃES, G. L. Regressão linear no Enade de Economia: : uma análise a partir do Letramento Estatístico. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202228, 27 dez. 2022.
MAGALHÃES, M. N. Duas propostas para a aprendizagem em Estatística . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202216, 9 dez. 2022.
PEREIRA, F. A.; GAUTÉRIO, T. DA S.; GIORDANO, C. C. Theme choice in a Project-Based Learning: an interdisciplinary perspective. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202213, 29 nov. 2022.
PERIN, A. P.; RIBEIRO CAMPO, C. Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202227, 27 dez. 2022.
REZENDE, A. A. DE; SILVA-SALSE, A.; CARRASCO , E. A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202201, 13 jan. 2022.
SANTOS, J. A. DA S.; VILHENA, V. D. M.; PENA, S. C. S.; NUNES, J. M. V. Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202225, 27 dez. 2022.
SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE JR., L. DA S.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202223, 27 dez. 2022.
SILVA, D. F. DA. O que pensam os professores de Matemática sobre o livro didático: do processo de escolha à utilização como recurso didático. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202205, 22 set. 2022.
SILVA, M. D. DA; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202211, 29 nov. 2022.
TERESITA, E. T. Prefácio. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e2022p, 6 dez. 2022.
TOLIO, F. B.; VIALI, L. A Estatística como Pesquisa na Educação Básica. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202221, 21 dez. 2022.
URPIA, M. E. DE C.; ALVES, E. V. A insubordinação criativa como possibilidade para a educação matemática de jovens e adultos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202208, 3 nov. 2022.
VILAS BÔAS, S. G.; CONTI, K. C. O Jogo “Lançando A Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202214, 1 dez. 2022.