A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil Experiências que dinamizam o currículo
Contenido principal del artículo
Resumen
Los contenidos de Probabilidad y Estadística, titulados “Tratamiento de la Información”, aparecen por primera vez en Brasil en 1997 con la publicación de los Parámetros Curriculares Nacionales. En 2017, fueron reafirmados como Unidad Temática “Probabilidad y Estadística” en la edición de la Base Nacional Común Curricular – BNCC. Estos documentos señalan que todos los ciudadanos necesitan desarrollar habilidades para recopilar, organizar, representar, interpretar y analizar datos, así como comprender que no todos los fenómenos son deterministas y que pueden existir eventos ciertos, imposibles, improbables y probables para utilizarlos. estos conceptos en diferentes contextos cotidianos, en la toma de decisiones y en situaciones de incertidumbre. Así, el objetivo de esta contribución es presentar, a través de documentos, la trayectoria histórica que sitúa la cuestión curricular en relación a la enseñanza de Estadística y Probabilidad en Brasil, de la BNCC con respecto a los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental (1° a 5° año - niños entre 6 y 10 años) y luego, siguiendo el documento referente a estos contenidos, siguiendo caminos ("por qué", "qué" y "cómo"), podemos agilizar el currículo prescrito.
Descargas
Detalles del artículo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAMPOS, Sandra G. V. B. Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização. 2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.
CAZORLA, Irene; UTSUMI, Mirian C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, Irene; SANTANA, Eurinalva. (Org.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
CAZORLA, Irene et al. (Orgs.). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental [livro eletrônico]. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.
CONTI, Keli C. Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, 2015. 301f.
LUVISON, Cidineia C.; SANTOS, Cleane A. “Nunca vai cair o número 1 porque não tem o 0 no dado”: jogo, linguagem e resolução de problemas possibilitando a aprendizagem matemática. In: NACARATO, Adair M.; GRANDO, Regina C. (Orgs). Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando suas Experiências. 1. ed Campinas: Mercado de Letras, 2013.
MENDES, Viviane. C. Interfaces entre Investigação Estatística e Competências Estatísticas: um estudo com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente Para Educação Básica) - Universidade de Uberaba – Uniube, Uberlândia, 2020.
PEREIRA, Eduardo L.; CONTI, Keli C.; CARVALHO, Dione L. Comemorando aniversários e trabalhando com Estatística no 3º ano do Ensino Fundamental. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SANTOS, Jaqueline A. F. L. As diferentes concepções e interpretações probabilísticas de alunos do ensino fundamental: Analisando tarefas de Estocástica. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SOUZA, Antônio Carlos; LOPES, Celi E.; OLIVEIRA, Débora. A análise exploratória de dados na infância: uma conexão entre a Educação Estatística e a Literatura Infantil. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
WATSON, J. M. Statistical literacy at school: Growth and goals. Mahwah-NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.