A insubordinação criativa como possibilidade para a educação matemática de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14671

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Insubordinação Criativa.

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão acerca da prática docente na educação matemática de jovens e adultos, buscando com destaque à insubordinação criativa como possibilidade à promoção de uma educação matemática crítica e humanizadora. Por meio da observação e análise de situações de ensino e aprendizagem de matemática em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram tecidas reflexões sobre as consequências das escolhas de uma docente na compreensão e aprendizagem de matemática pelos estudantes. Ao final, foram tecidas considerações acerca do papel que a educação matemática pode exercer na formação crítica dos estudantes da EJA e da insubordinação crítica como meio para tal. Como resultado, foi enfatizado o papel da Insubordinação Criativa na formação crítica do sujeito da educação de jovens e adultos e, para que isso ocorra, ressaltou-se a necessidade da ressignificação da formação do próprio educador.

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Biografia do Autor

Maria Emília de Castro Urpia, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA - UNEB). Licenciada em Matemática (UNIFACS).

Erica Valeria Alves, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunto DEDC I (UNEB). Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

03-11-2022

Como Citar

Urpia, M. E. de C., & Alves, E. V. . (2022). A insubordinação criativa como possibilidade para a educação matemática de jovens e adultos. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202208. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14671