Talleres de matemáticas en el Proyecto Social Cata - Vento: una experiencia en Educación No Formal una experiencia en Educación No Formal
Contenido principal del artículo
Resumen
La educación no formal se caracteriza por promover aprendizajes que se dan de manera colectiva, colaborativa, con un enfoque en los aspectos sociales. El componente curricular de la Pasantía Supervisada IV prevé una aproximación de los futuros profesores de matemáticas con espacios de educación no formal. Así, realizamos talleres de matemáticas en un espacio de acción social que atiende a niños desfavorecidos que asisten a la escuela formal en uno de los turnos y participan en diferentes actividades del Proyecto de Acción Social Cata - Vento, en diferentes barrios de la periferia de la ciudad. Los objetivos del trabajo fueron movilizar conceptos y procedimientos matemáticos en actividades lúdicas y desafiantes, como los juegos y el uso de materiales manipulativos con el fin de estimular el interés, la curiosidad y el espíritu de investigación.
Descargas
Detalles del artículo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BRENTANO, E.; NASCIMENTO, A. M. P. Produção de textos nas aulas de matemática: oportunidades de ensinar e aprender. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11. 2013. Curitiba – Paraná. Anais [...]. Curitiba, 2013 – ISSN 2178-034X. Disponível em:
http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/2024_717_ID.pdf Acesso em: 02 abr. de 2019.
GARRIDO, Selma Pimenta. O estágio na formação de professores. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
MARQUES, J. B. V.; FREITAS, D. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão de literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n.4, p. 1-24, out.- dez. 2017. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n4/1517-9702-ep-S1517-9702201701151678.pdf. Acesso em: 02 abr. de 2019.
MARTINS T. D.; GOLDONI V.; SANTOS M. B. Educação não formal: trabalhando em uma educação diferenciada. Revista da Graduação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/5969. Acesso em: 02 abr. de 2019.
NEVES, A. S. Situações matemáticas em jogo: uma análise praxeológica das estratégias dos licenciandos em matemática do 7º semestre face a jogos. 2011. 113 p. Monografia (Especialização em Educação Matemática) - Universidade Católica do Salvador, Salvador. 2011.
PADOVAN, Daniela, et al., Matemática: ensino fundamental. 2ª edição. São Paulo. Moderna, 2004. (Projeto Presente)
SMOLE, Katia C. S.; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.