Talleres de matemáticas en el Proyecto Social Cata - Vento: una experiencia en Educación No Formal

una experiencia en Educación No Formal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12086

Palabras clave:

Pasantía supervisada. Educación no formal. Talleres de Matemáticas.

Resumen

La educación no formal se caracteriza por promover aprendizajes que se dan de manera colectiva, colaborativa, con un enfoque en los aspectos sociales. El componente curricular de la Pasantía Supervisada IV prevé una aproximación de los futuros profesores de matemáticas con espacios de educación no formal. Así, realizamos talleres de matemáticas en un espacio de acción social que atiende a niños desfavorecidos que asisten a la escuela formal en uno de los turnos y participan en diferentes actividades del Proyecto de Acción Social Cata - Vento, en diferentes barrios de la periferia de la ciudad. Los objetivos del trabajo fueron movilizar conceptos y procedimientos matemáticos en actividades lúdicas y desafiantes, como los juegos y el uso de materiales manipulativos con el fin de estimular el interés, la curiosidad y el espíritu de investigación.

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Biografía del autor/a

Ademaria da Silva Araújo, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Licenciada em Matemática

Poliano Nobre Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Licenciando em Matemática.

Ana Maria Porto Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Matemática. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Educação. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - Pesquisadora na área de Educação Matemática. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em escolas públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso Normal Superior; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior; 4) Em cursos de formação de professores atuantes em Educação de Jovens e Adultos, Programa Aja Bahia e Brasil Alfabetizado; 5) Desenvolve consultorias nas áreas de formação de professores em cursos de atualização promovidos pelas Secretarias Municipais de Educação da Região Oeste da Bahia. 5) Coordenou o Laboratório de Educação Matemática do Campus IX da UNEB; 6) Participa como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Educação Infantil da UNEB 7) Colaborou na pesquisa proposta pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências ? GPEMEC/UESC sobre o domínio das Estruturas Aditivas, financiado pela FAPESB, realizado em nove regiões do Estado da Bahia. 8) Atuou no Programa PROLETRAMENTO como coordenadora pedagógica da área de Matemática na formação de professores do Estado da Bahia, coordenado pela UNEB - Campus IX - Barreiras. 9)Professora de Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia e coordena o projeto de pesquisa e extensão Aprender e Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido junto as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Barreiras - Bahia, colaborando na reformulação da Proposta Curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos.10) Atuou como formadora dos tutores na área de Matemática no Programa de Formação do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Distrito Federal.11) Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática - UFOB; Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB;

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

Araújo, A. da S. ., Souza, P. N., & Porto Nascimento, A. M. (2021). Talleres de matemáticas en el Proyecto Social Cata - Vento: una experiencia en Educación No Formal: una experiencia en Educación No Formal. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202128. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12086

Número

Sección

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática