Mathematics Workshops in the Cata-Vento Social Project: an experience in Non-Formal Education an experience in Non-Formal Education

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Ademaria da Silva Araújo
Poliano Nobre Souza
Ana Maria Porto Nascimento

Abstract

Non-formal education is characterized by promoting learning that takes place collectively, collaboratively, with a focus on social aspects. The Supervised Internship IV curricular component foresees an approximation of future mathematics teachers with spaces of non-formal education. Thus, we carry out math workshops in a social action space that serves underprivileged children who attend formal school in one of the shifts and participate in different activities in the Cata - Vento Social Action Project, in different neighborhoods on the outskirts of the city. The objectives of the work were to mobilize mathematical concepts and procedures in playful and challenging activities, such as games and the use of manipulative materials in order to stimulate interest, curiosity and the spirit of investigation.

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How to Cite
Araújo, A. da S. ., Souza, P. N., & Porto Nascimento, A. M. (2021). Mathematics Workshops in the Cata-Vento Social Project: an experience in Non-Formal Education: an experience in Non-Formal Education. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202128. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12086
Section
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Author Biographies

Ademaria da Silva Araújo, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Licenciada em Matemática

Poliano Nobre Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Licenciando em Matemática.

Ana Maria Porto Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Matemática. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Educação. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - Pesquisadora na área de Educação Matemática. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em escolas públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso Normal Superior; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior; 4) Em cursos de formação de professores atuantes em Educação de Jovens e Adultos, Programa Aja Bahia e Brasil Alfabetizado; 5) Desenvolve consultorias nas áreas de formação de professores em cursos de atualização promovidos pelas Secretarias Municipais de Educação da Região Oeste da Bahia. 5) Coordenou o Laboratório de Educação Matemática do Campus IX da UNEB; 6) Participa como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Educação Infantil da UNEB 7) Colaborou na pesquisa proposta pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências ? GPEMEC/UESC sobre o domínio das Estruturas Aditivas, financiado pela FAPESB, realizado em nove regiões do Estado da Bahia. 8) Atuou no Programa PROLETRAMENTO como coordenadora pedagógica da área de Matemática na formação de professores do Estado da Bahia, coordenado pela UNEB - Campus IX - Barreiras. 9)Professora de Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia e coordena o projeto de pesquisa e extensão Aprender e Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido junto as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Barreiras - Bahia, colaborando na reformulação da Proposta Curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos.10) Atuou como formadora dos tutores na área de Matemática no Programa de Formação do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Distrito Federal.11) Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática - UFOB; Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB;

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