O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e a construção de material didático: o “Semelhâmetro” e o ensino de semelhança de triângulos

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Gevando Lopes Santos
Américo Junior Nunes da Silva

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reportar el proceso de creación y validación de un material didáctico denominado “Semelhmetro”, así como presentar sus características y paso a paso de su uso. Este material fue construido en el Laboratorio de Estudios e Investigaciones en Educación Matemática (LEPEM) del Departamento de Educación de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), campus VII, y permite realizar cálculos de distancia sin el uso de medición. instrumentos, como cinta métrica, cinta métrica, etc. De lo desarrollado durante el proceso de validación del “Semelhmetro”, se puede destacar que cumple con las expectativas de ser un material didáctico que permite realizar cálculos de distancias sin el uso de instrumentos de medición, así como puede ser una herramienta capaz de ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje de conceptos matemáticos.

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Cómo citar
Santos, G. L., & Silva, A. J. N. da. (2021). O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e a construção de material didático: o “Semelhâmetro” e o ensino de semelhança de triângulos. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202105. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11334
Sección
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Gevando Lopes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como monitor de ensino dos componentes curriculares Desenho Geométrico, Álgebra Linear I e Cálculo Diferencial e Integral II; participou como bolsista de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto interdisciplinar intitulado "Iniciação à Docência: uma colaboração entre áreas, sujeitos e espaços"; atuou como professor substituto do Colégio Estadual Teixeira de Freitas e trabalhou como monitor de ensino da disciplina Matemática no programa Universidade Para Todos (UPT). Atualmente é professor de Matemática na rede municipal de Quixabeira- BA e, também, da rede estadual de ensino.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM).

Citas

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