Expediente

Contenido principal del artículo

Américo Junior Nunes da Silva
André Ricardo Lucas Vieira

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, A. J. N. da, & Vieira, A. R. L. (2020). Expediente. Revista Baiana De Educação Matemática, 1. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/10380
Sección
Expediente
Biografía del autor/a

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Sergipe - UFS/PPGED. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018), com Especialização em Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão/PE. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI - Irecê-BA. Coordenada o Núcleo de Educação Matemática - NEMAT pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC (UFS/CNPq). É editor assistente da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro/BA em parceria com o Campus VII - Senhor do Bonfim/BA da mesma instituição e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE, Campus Santa Maria da Boa Vista/PE.

Citas

BATISTA GUSE, H.; SILVEIRA WAISE, T.; ESQUINCALHA, A. da C. O que pensam licenciandos(as) em matemática sobre sua formação para lidar com a diversidade sexual e de gênero em sala de aula? In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202012, 20 nov. 2020.

BIAZUTTI, A.; VAZ, R. F.; ANDRADE, L. R. Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP). In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-23, e202019, 22 dez. 2020.

BRAZ DIAS, A. L.; BRAZ DIAS, J. An Understanding of Socially-Constructed Knowledge in the Context of Traditional Game-Playing as Theorems-in-Action. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202003, 3 ago. 2020.

CALDATO, J.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. Argumentação e Prova em Matemática: uma análise dos itens públicos do PISA 2012. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-24, e202021, 22 dez. 2020.

CALDEIRA, A. D.; COSTA, D. de; CAMBI, B. Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: algumas articulações. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-21, e202004, 14 ago. 2020.

CONCEIÇÃO, J. C. da. Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-20, e202007, 29 ago. 2020.

COSTA, W. C. L. da; SILVA, K. N. da. Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-15, e202017, 17 dez. 2020.

LIMA, D. de O.; NASSER, L. Avaliação no Ensino Remoto de Matemática: analisando categorias de respostas. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202018, 22 dez. 2020.

MACHADO JÚNIOR, A. G.; MATOS MARTINS, C. G.; SILVA DE ALMEIDA, T. C. Um Panorama do Ensino de Estatística em Programas de Pós-graduação em Âmbito Nacional - 2013 a 2017. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202008, 31 ago. 2020.

MILLI, E. P.; THIENGO, E. R. Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual: uma investigação utilizando o Tampimática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-17, e202014, 17 dez. 2020.

MOTA, C. M. de A.; SILVA, F. O. da. Trigonometry in rural space: implications of contextualized mathematics education. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202022, 22 dez. 2020.

NERY, É. S. S.; SÁ, A. V. M. de. Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e desafios da utilização de tecnologias digitais e assistivas. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-24, e202006, 27 ago. 2020.

PINHEIRO, J. M. de Q.; MEDEIROS, K. M. de. As perguntas para desenvolver estratégias: Álgebra e Resolução de Problemas no Ensino Médio. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202010, 23 out. 2020.

PINTO, G. M. da F.; GUIMARÃES, A. B. O Processo de construção de um material educacional na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um aluno autista. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-23, e202020, 22 dez. 2020.

RIBEIRO, M. L.; CURI, E. Análise quantitativa dos resultados de uma Sondagem dos estudantes de 6º ano com problemas do Campo Multiplicativo. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202009, 28 set. 2020.

SANTOS, J. dos; MADRUGA, Z. E. de F. Etnomodelagem: compreendendo o contexto cultural de produtores de chocolate por meio da elaboração de etnomodelos. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-21, e202011, 10 nov. 2020.

SANTOS, M. da S.; SANT’ANNA, N. da F. P. Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22, e202013, 17 dez. 2020.

SILVA, G. C.; MUNIZ, C. A. Ressignificação da Matemática por estudantes de Pedagogia: jogar e reaprender para ensinar. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22 e202001, 22 jul. 2020.

SOUZA, C. H. S. de; COSTA, L. M. G. C. da. Mancala: o uso do jogo como recurso educacional. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-16, e202016, 17 dez. 2020.

SOUSA, R. P. de; FERNANDES, A. M. Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-15, e202015, 17 dez. 2020.

STEHLING, D. F.; CONTI, K. C. Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-26, e202005, 14 ago. 2020.

SUZART, L. A.; SILVA, A. J. N. da. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22, e202002, 22 jul. 2020.