Influencias de la experiencia de pasantía supervisada para maestros recién graduados: comprensión de las posibles opciones y características de las escuelas de campo

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Ulisses Dias da Silva
Ana Teresa

Resumen

Esta investigación presenta el recorte de la tesis doctoral del primer autor, guiado por el segundo autor, quien investiga las influencias de la pasantía curricular supervisada obligatoria para docentes al inicio de su carrera. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 20 sujetos, seleccionados con hasta tres años de experiencia y que se desempeñaron como profesores de matemáticas en escuelas públicas o privadas, en educación básica. A partir de las entrevistas, el Análisis de Contenido se utilizó como herramienta metodológica para emerger catorce categorías de análisis que se reorganizaron en ejes: las elecciones, la escuela, el proceso de pasantía, las relaciones construidas, los significados construidos por los sujetos y el pasado en el regalo. Este artículo se centra en los dos primeros ejes. Concluimos que: i) las pasantías difieren significativamente de una institución a otra; ii) las escuelas de campo más preparadas y monitoreadas tienen impactos más significativos; iii) es necesario invertir en una mayor integración de la pasantía en el plan de estudios de grado para obtener mejores resultados formativos.

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Cómo citar
Silva, U. D. da, & Ana Teresa. (2021). Influencias de la experiencia de pasantía supervisada para maestros recién graduados: comprensión de las posibles opciones y características de las escuelas de campo. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202101. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.10252
Sección
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Ulisses Dias da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, lecionando Matemática em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, pesquisando sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, estágio supervisionado, novas tecnologias, matemática decolonial e relações de gênero. Atualmente é diretor adjunto de ensino do CAP-UFRJ. Também é poeta e escritor.

Ana Teresa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira concluiu o estágio pós doutoral em julho de 2013, na Faculdade de Educação da UNICAMP, na área de ensino e práticas culturais (em Educação Matemática), supervisionada pelo Prof. Dr. Dario Fiorentini. É doutora em Educação desde agosto de 2007, pela PUC-Rio, orientada pela Porfa. Dra. Menga Ludke. . Concluiu o curso de mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1997, orientada pelo Prof. Dr. João Bosco Pitombeira. Atualmente é professora associado II da Faculdade de Educação da UFRJ, da disciplina didática especial de matemática e prática de ensino. Coordenou, desde dezembro de 2008 a dez 2014, o programa de bolsas de monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenou, o LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, da Faculdade de Educação da UFRJ, cadastrado no CNPq e certificado pela UFRJ, de 2014 até 2017. Coordena o GEPEMAT, Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que ensinam matemática. É professora do quadro permanente do mestrado em ensino de matemática e do doutorado em ensino e história de matemática e física, do Instituto de Matemática da UFRJ, na linha de ensino. Anteriormente, esteve por 32 anos consecutivos atuando como professora de matemática na educação básica e como professora do curso de formação de professores do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente,, é representantes dos professores associados na Congregação da Faculdade de Educação da UFRJ. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 10 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 73 itens de produção técnica. Participou de 21 eventos no Brasil. Orientou 4 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação Matemática. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática, com ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática e Educação Básica, Pesquisa Formação Professor Matemática, Pesquisa Juiz Educação Básica, Adição Subtração Multiplicação Divisão, Alfabetização Matemática, Número, Álgebra, Geometria, História da Matemática. Integrou o grupo de pesquisa coordenado pelo GEPFPM/UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa intitulada Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que ensina Matemática, em 2013/2016, na condição de coordenadora da Região RJ/ES.

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