Entendimentos de professores que ensinam matemática sobre a relação entre jogo e raciocínio lógico
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.10212Palavras-chave:
Professor. Matemática. Jogos. Raciocínio lógico.Resumo
Este estudo buscou respostas ao seguinte questionamento: como professores que ensinam matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Barreiras-BA, entendem os jogos matemáticos como instrumento de desenvolvimento do raciocínio lógico? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, que objetivou identificar e compreender o entendimento dos professores que ensinam matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Barreiras-BA, sobre os jogos matemáticos como instrumento de desenvolvimento do raciocínio lógico. Os dados foram produzidos por meio de um questionário exploratório, com questões abertas e fechadas e analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa evidenciou o reconhecimento pelos professores do uso do jogo enquanto recurso que auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas alguns fatores influenciam o (não) uso do jogo enquanto recurso capaz de estimular o raciocínio lógico, destacando, ainda, as dificuldades conceituais como um “empecilho” para o avanço do raciocínio lógico. No entanto, esses profissionais sinalizam que fazem uso do jogo no contexto no qual atuam.
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