Entendimentos de professores que ensinam matemática sobre a relação entre jogo e raciocínio lógico

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Renaura Matos de Souza
Ilvanete dos Santos de Souza
Reinaldo Feio Lima

Abstract

This study sought answers to the following question: How do teachers who teach mathematics in the Final Years of Elementary School, in the municipal network of Barreiras-BA, understand mathematical games as an instrument for the development of logical reasoning? This is a research with a qualitative approach of an exploratory type, which aimed to identify and to know the understanding of teachers who teach mathematics in the Final Years of elementary school, in the municipal network of Barreiras-BA, about mathematical games as an instrument for the development of logical reasoning. The data were produced using an exploratory questionnaire, with open and closed questions, and analyzed in the light of Bardin’s Content Analysis. The research showed the recognition by teachers of the game use as a resource that helps the development of logical reasoning, but some factors influence the (non) use of game as a resource capable of stimulating logical reasoning. They also highlight the conceptual difficulties as an “obstacle” for the advancement of logical reasoning. However, these professionals signal that they use the game in the context in which they operate.


Keywords: Professor. Mathematics. Games. Logical reasoning.

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How to Cite
Souza, R. M. de, Souza, I. dos S. de, & Lima, R. F. . (2021). Entendimentos de professores que ensinam matemática sobre a relação entre jogo e raciocínio lógico. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202103. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.10212
Section
Artigos - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Renaura Matos de Souza, Prefeitura Municipal de São Desidério

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. 

Ilvanete dos Santos de Souza, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador/BA

Doutoranda do Programa de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-(UFS). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática .Especialista em Gestão Escolar; em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; em Matemática Financeira e Estatística e em Educação Matemática.Pesquisa na linha de Formação inicial e continuada de professores que ensina Matemática, Ensino de Matemática. Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas: Ensino de Ciências e Matemática- ENCIMA (CNPq/UFBA) , Grupo de Estudo e Pesquisa Educação do Campo (CNPq/UNEB). É egressa dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais- EDaPECI (CNPq/UFS) e Núcleo de investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática- NIHPEMAT (CNPq/UFS). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Barreiras-BA, atuando como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto C da Área Temática de Educação Matemática, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016-2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, portaria 874/2015. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 349/2016. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). Desde 2020, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Matemática, Estatística e Inclusão (GEPEMEI/UNIFESSPA), certificado pelo CNPq junto à UNIFESSPA. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG). Temas de interesse: Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva; Educação Estatística; Materiais Curriculares Educativos; Tecnologias Digitais e Assistivas; Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

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