Interweaving art and mathematical modeling: a pedagogical approach for teaching ratio and proportion using macramé technique
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
ALBANESE, Veronica et al. Modelización matemática del trenzado artesanal. 2012. Disponível em: https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/33395/Epsilon-2012.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: junho de 2024
ARAÚJO, Nilcimar Carvalho de; NEVES, Sabrina Soares das. Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio. 2023. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895. Acesso em: maio de 2024.
BARROS, Priscila Bezerra Zioto. A arte na matemática: contribuições para o ensino de geometria. 2017.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 4ª ed. Editora Contexto, 2022.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BLUM, Werner; NISS, Mogens; GALBRAITH, Peter. Modelling and Applications in Mathematics Education. New York: Springer, 2007.
CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina; POPI, Janice Aparecida. A interdisciplinaridade em arte: algumas considerações. Revista Nupeart, v. 17, p. 161-171, 2017.
CAMPOS, Ludimila Caliman; GARCIA, Mereida Maria Modesta Netto. Pensando nos nós do Macramê: uma história, uma técnica, um lugar de memória no cotidiano feminino. Rio de Janeiro, v. VII, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/arte%20decorativa/aa_macrame.htm. Acesso em: abril de 2024.
DA SILVA, Priscila; DE SANTANA, Marise. Macramê uma tecelagem ancestral. Anais do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, v. 1, n. 1, 2022.
DINO. Macramê: a nova moda das artes manuais ganhou destaque nas pesquisas on-line durante a quarentena. O artesanato ganhou notoriedade com itens decorativos e até peças de roupas. Mundo do Marketing. São Paulo, nov. 2020.
FLORES, C. R. In-fante e Profanação do Dispositivo da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 10, n. 22, p. 171-188, 2017.
FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 22-38, 2021.
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Unesp, 2003.
FRADE, Isabela. A pedagogia do artesanato. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.41 -9, 2006. Disponível em: http://www.tecap.uerj.br/pdf/v3/isabela.pdf. Acesso em: abril de 2024.
FRANCISCO, Bruno Moreno Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2017.
JUNIOR, João Moreira Chaves et al. TOMANDO GOSTO PELA MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS ARTES, 2012.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
PUSPITASARI, Feny et al. Development of Macramé Art Interactive Multimedia Learning on The Bag Product as an Innovative Learning and Teaching. In: 5th Vocational Education International Conference (VEIC-5 2023). Atlantis Press, 2024. p. 462-473.
SANTOS, Marli Regina dos; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Uma experiência de formação continuada com professores de Arte e Matemática no ensino de Geometria. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 1329-1347, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/qMNZMmBkDmVLbgTnn6zv67h/?lang=pt Acesso em: abril de 2024.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Papirus editora, 2001.
SUFIATTI, Tanabi; BERNARDI, Lucí Dos Santos; DUARTE, Cláudia Glavam. Cestaria e a história de vida dos artesãos indígenas da Terra Indígena Xapecó. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, v. 6, n. 1, p. 67-98, 2013.
TORRES RODRÍGUEZ, Jeisson Sneyder et al. Matematización de artesanías en el telar Kumihimo, Universidad Distrital Francisco José De Caldas Facultad de Ciencias y educación, Colômbia, 2019. Disponível em: https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/15334/TorresRodriguezJeissonSneyder2019.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: abril de 2024.
ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Autêntica, 2017.