A modelagem do peso e altura dos três Josés

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16233

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Desenvolvimento dos Bebês, Análise Estatística

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de apresentar uma análise do desenvolvimento de três bebês, a partir das informações sobre peso e comprimento deles. A pesquisa teve como principais fundamentações as ideias da modelagem matemática e da Educação Matemática Crítica. O estudo de caráter qualitativo utilizou os dados referentes ao peso e altura dos primeiros doze meses de vida presentes nas “carteirinhas de vacinação” dos três filhos da primeira autora e os dados concernentes ao peso e altura indicados pelo Ministério da Saúde. A partir desses dados, foi realizada uma análise estatística utilizando teste t de Student para amostras independentes realizado com o software SPSS (Statistical Package for Social Science) comparando o desenvolvimento dos bebês com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que o desenvolvimento dos bebês aconteceu dentro da normalidade e que a experiência de aliar ensino, aprendizagem e pesquisa foi muito rica para os autores.

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Biografia do Autor

Gislaine Sebastiana Gondim Cruz, Secretaria de Estado da Educação de Minas Geraris

Professora de Matemática da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

23-03-2023

Como Citar

Cruz, G. S. G., & Pires, R. F. (2023). A modelagem do peso e altura dos três Josés. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202305. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16233

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo