Education in mathematics through scientific-technological inventions focused on social impacts: a literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15487

Keywords:

Mathematics Education; robotics; Digital games; Social Impacts

Abstract

In this article, we present a systematic review of the literature on Mathematics Training based on the development of scientific-technological inventions aimed at treating the symptoms of Parkinson's disease. Focusing on the area of Mathematics Education and guided by the principles of the Prisma method, we carried out a survey of scientific works published in Portuguese, Spanish and English, using the keywords Formation in Mathematics, Mathematics, Digital Games, Robotics and Parkinson's. Subsequently, we restricted the results to High School, discarding productions that focused on initial or continuing teacher education and that did not use computer programming. We found five works, none of which simultaneously address the construction of digital games and the invention of robotic devices for social impacts, restricting themselves to educational purposes. Our study, therefore, highlights the scarcity of research carried out in this potential field of investigation in the area of Mathematics Education and, aiming to contribute to future research, we conclude by presenting some understandings about the Mathematics Formation of students when they develop sustainable and low-cost scientific-technological inventions. cost for the treatment of symptoms of Parkinson's disease in a public hospital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Greiton Toledo Azevedo, IF-Goiano

Pós-Doutorando em Educação Matemática (USP) e Doutor em Educação Matemática (Unesp), tendo realizado parte do doutorado na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos. Matemático, especialista e mestre em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Pesquisador e Professor efetivo de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Selecionado pelo Programa de Fellowship Creative Learning Fellows do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, no qual desenvolveu pesquisas sobre invenções robóticas ao Parkinson. Único Finalista brasileiro do Nobel de Educação (2021), organizado pelo Global Teacher Prize e Varkey Foundation, dentre milhares de inscrições de 121 países. Idealizador do Projeto Mattics, que contribui com o retardo dos sintomas da doença de Parkinson por meio de invenções robóticas inéditas. É considerado um projeto que se volta aos impactos sociais, científico-tecnológicos, sendo reconhecido por diferentes instituições e prêmios (inter)nacionais. Ao longo do tempo, recebeu prêmios pelos resultados obtidos, entre os quais se destacam: 1. Pesquisador Inovador do estado de Goiás (Fapeg); 2. Propriedade Intelectual nas Escolas do INPI do Ministério da Economia e Ministério da Educação em duas categorias: Tecnologia e Educador do Ano; 3. Educador Nota 10 pela Fundação Victor Civita e pela Rede Globo; 4. Creative Learning do MIT, 5. Troféu Paulo Freire; e 6. Menção Honrosa Criativos da Escola. Autor da Coleção Hora do Pensar da editora Trilhas das Letras e também da coleção de Matemática do Telecurso 2022 da Fundação Roberto Marinho. Publica, constantemente, artigos científicos (periódicos) e capítulos de livros especializados na área de Matemática e Educação Matemática. Por fim, é membro do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (Unesp) e também da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor e Livre Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

References

AZEVEDO, G. T. Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson. Rio Claro: UNESP, 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2022.

AZEVEDO, G. T. Construção de conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais em um ambiente construcionista de aprendizagem: possibilidades e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2017.

AZEVEDO, G. T; MACHADO, J. P. R; LYRA-SILVA, G. M. V. Processo de construção de conhecimento matemático: algoritmos e jogos digitais. Em Teia - Revista de Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 11, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/242010/pdf Acesso em 15 mai. 2022.

AZEVEDO, G. T; MALTEMPI, M. V.; POWELL, A. Contexto Formativo de Invenção Robótico-Matemática: Pensamento Computacional e Matemática Crítica. Bolema [online]. 2022, vol.36, n.72, pp.214-238. Disponível: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10. Acesso em 17 out. 2022.

AZEVEDO, G. T., MALTEMPI, M. V.; LYRA-SILVA, G. G. M. V. Processo formativo do aluno em Matemática: jogos digitais e tratamento de Parkinson. Zetetike, 26(3), 2018. https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651962. Acesso em 10 abr. 2019.

AZEVEDO, G. T; MALTEMPI, M. V. Invenções robóticas para o Tratamento de Parkinson: pensamento computacional e formação Matemática. Bolema [online]. 2021, vol. 35, n.69, pp.63-88. Abr., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a04. Acesso em 10 out. 2021.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V. Processo Formativo em Matemática e Robótica: Construcionismo, Pensamento Computacional e Aprendizagem Criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, p. 85-227, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14857. Acesso em 25 abr. 2021.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V. Produções criativas de matrizes e de transformações geométricas com metodologias ativas. BoEM, Joinville, v.7, n.13, p. 100-119, jul/ago2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X07132019100. Acesso em 11 mai. 2020.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA, G. M. V (2019). Computacional thinking and Active Learning in Mathematics as a contribution to the treatment of Parkinson's disease. In: Science and mathematics education in the 21st century, 2019, Braga. Braga: Universidade do Minho, p. 75-76.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA, G. M. V.; RIBEIRO, J. P. M. Produção de games nas aulas de Matemática: por que não? Acta Scientiae, Canoas, v. 20, p. 950-966, set./out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4152. Acesso em 15 nov. 2020.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA, G. M. V.; RIBEIRO, J. P. M (2020). Aprendizagem Matemática e tecnologias digitais: invenções robóticas para o tratamento de Parkinson. Paradigma, Maracay, v. 1, p. 81-101, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/818/844. Acesso em 10 abr. 2021.

AZEVEDO, G; MALTEMPI, M.V. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (ONLINE), v. 26, p. 1-18, 2020. < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v26/1516-7313-ciedu-26-e20061.pdf >. Acesso em 10 fev. 2021.

BARBOSA, F. C. Rede de Aprendizagem Robótica: uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. Uberlândia: UFU, 2016. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

BLIKSTEIN P. Travels in Troy with Freire: Technology as an agent for emancipation. In: Noguera P. & Torres C. A. (eds.) Social justice education for teachers: Paulo Freire and the possible dream. Rotterdam: Sense, 2008, p. 205–244.

BLIKSTEIN, P., VALENTE, J., MOURA, E. M. Educação Maker: onde está o currículo? Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 523-544. abr./jun.2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/48127/32229. Acesso em: 13 abr. 2020.

BRASIL, Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 2ª ed., 2018. Disponível: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf > Acesso em: 10 de junho de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/a-area-de-matematica-e-suas-tecnologias >. Acesso em: 14 jan. 2022.

D’AMBROSIO, U; D’AMBROSIO, B. S. (2013). The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College, New York/NY, v.4, n. 1, p.10-16.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: Campinas, SP: Papirus, ed.17, 2009.

FIORENTINI, D. A. Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino da Matemática no Brasil.. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n.2, p. 1-36, 1995.

DEWEY, J. Democracy and education. New York: The Free Press, 1916. Disponível em: < https://www.gutenberg.org/files/852/852.txt>. Acesso em: 03 de nov. de 2021.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ed. Campinas: Autores Associados, 240 p., 2009.

FREIRE, P. (2005). Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREITAS, L. C. Base Nacional (Mercadológica) Comum. Blog do Freitas. 2015. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2015/07/20/base-nacional-mercadologica-comum/. Acesso em: 06 jan. 2022.

FURLETTI, S. Exploração de tópicos de Matemática em modelos robóticos com utilização do Slogo no ensino médio. Belo Horizonte: PUCMG, 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Acesso em: 06 jan. 2020.

HALVERSON, Erica R.; SHERIDAN, Kimberly M. The maker movement in education. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 84, n. 4, p. 495-504, 2014.

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; Borba, M. C.. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2012, p. 287-307.

MONTESSORI, M. Spontaneous activity in education. New York: Schocken Books, 1965

OLIVEIRA, A. D. Robótica nas aulas de Matemática: uma perspectiva tecnológica associada ao ensino de funções. Campina Grande: UEPB, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Educação de Qualidade. 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/. Acesso em: 18 jun. 2020.

PAPERT, S. A máquina das Crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. Publicado originalmente sob o título de: The children's machine: rethinking school in the age of the computer. New York, Basic Books. 1993.

PAPERT, S. An exploration in th espace of mathematics educations. Internaticional Journal of Computers for Mathematical Learning, p. 95-123, 1996.

PAPERT, S. Instrucionismo versus Construcionismo. In: PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PRISMA.Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses. Disponível em: < https://www.prisma-statement.org// >. Acesso em: 10 nov. 2022.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: cultivating Creativity through projects, passion, peers and play. 1. ed. Cambridge, Ma: MIT Press, 2017.

RODRIGUES, M. M. Modelagem Matemática da voz, trigonometria e robótica: atividades interativas. Uberlândia: UFU, 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

SANTOS, W. S. D.O.M.: Um modelo de game pra a aprendizagem das funções quadráticas no ensino médio. Salvador: SENAI, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.

VALENTE J. A.; BLIKSTEIN P. Maker education: Where is the knowledge construction? Constructivist Foundations 14(3): 252–262, 2019. Disponível em: https://constructivist.info/14/3/252. Acesso: 23 de dez. 2019

Published

2023-02-01

How to Cite

Azevedo, G. T., & Maltempi, M. V. (2023). Education in mathematics through scientific-technological inventions focused on social impacts: a literature review. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202302. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15487