Formação em Matemática por meio de invenções científico-tecnológicas voltadas aos impactos sociais: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15487

Palavras-chave:

Formação Matemática. Robótica. Jogos digitais. Impactos Sociais.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo de revisão sistemática da literatura sobre Formação em Matemática baseada no desenvolvimento de invenções científico-tecnológicas voltadas ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Com foco na área de Educação Matemática e norteados pelos princípios do método Prisma, fizemos um levantamento de trabalhos científicos publicados em português, espanhol e inglês, utilizando as palavras-chave Formação em Matemática, Matemática, Jogos Digitais, Robótica e Parkinson. Posteriormente, restringimos os resultados ao Ensino Médio, descartando produções que focavam na formação inicial ou continuada de professores e que não utilizassem a programação de computadores. Encontramos cinco trabalhos, sendo que nenhum deles aborda, simultaneamente, a construção de jogos digitais e invenção de dispositivos robóticos para impactos sociais, restringindo-se aos fins educacionais. Nosso estudo, portanto, evidencia a escassez de pesquisas realizadas neste campo potencial de investigação na área da Educação Matemática e, visando contribuir com pesquisas futuras, concluímos apresentando algumas compreensões acerca da Formação em Matemática de estudantes do Ensino Médio quando desenvolvem invenções científico-tecnológicas sustentáveis e de baixo custo em prol do tratamento de sintomas da doença de Parkinson de um hospital público.

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Biografia do Autor

Greiton Toledo Azevedo, IF-Goiano

Pós-Doutorando em Educação Matemática (USP) e Doutor em Educação Matemática (Unesp), tendo realizado parte do doutorado na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos. Matemático, especialista e mestre em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Pesquisador e Professor efetivo de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Selecionado pelo Programa de Fellowship Creative Learning Fellows do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, no qual desenvolveu pesquisas sobre invenções robóticas ao Parkinson. Único Finalista brasileiro do Nobel de Educação (2021), organizado pelo Global Teacher Prize e Varkey Foundation, dentre milhares de inscrições de 121 países. Idealizador do Projeto Mattics, que contribui com o retardo dos sintomas da doença de Parkinson por meio de invenções robóticas inéditas. É considerado um projeto que se volta aos impactos sociais, científico-tecnológicos, sendo reconhecido por diferentes instituições e prêmios (inter)nacionais. Ao longo do tempo, recebeu prêmios pelos resultados obtidos, entre os quais se destacam: 1. Pesquisador Inovador do estado de Goiás (Fapeg); 2. Propriedade Intelectual nas Escolas do INPI do Ministério da Economia e Ministério da Educação em duas categorias: Tecnologia e Educador do Ano; 3. Educador Nota 10 pela Fundação Victor Civita e pela Rede Globo; 4. Creative Learning do MIT, 5. Troféu Paulo Freire; e 6. Menção Honrosa Criativos da Escola. Autor da Coleção Hora do Pensar da editora Trilhas das Letras e também da coleção de Matemática do Telecurso 2022 da Fundação Roberto Marinho. Publica, constantemente, artigos científicos (periódicos) e capítulos de livros especializados na área de Matemática e Educação Matemática. Por fim, é membro do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (Unesp) e também da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor e Livre Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Azevedo, G. T., & Maltempi, M. V. (2023). Formação em Matemática por meio de invenções científico-tecnológicas voltadas aos impactos sociais: uma revisão de literatura. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202302. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15487